Pular para o conteúdo principal

Todos somos o CAJOR!

Dhiego Tchmolo

.   Quando fomos eleitos, pairaram muitas dúvidas sobre a nossa gestão, como qualquer nova gestão que assume com várias responsabilidades. Criticas são sempre bem-vindas, ajudam a construir e apontar alguns erros que passam despercebidos determinadas vezes. Aceitamos os desafios cientes de que o compromisso com o Centro Acadêmico João do Rio (Cajor) é elucidado por vários fatores que ajudam a construir um curso cada vez melhor. A constituição dos nomes do Centro Acadêmico não fora mero acaso; o compromisso e o interesse daqueles que constituem a chapa ‘Polissimbiose’ visou (e visa!) os acadêmicos de Jornalismo cada vez mais atuantes no cenário político e de integração do curso.
.   Nesses quatro meses de atuação da nossa gestão, muita coisa foi feita. Talvez haja uma falha na forma como divulgamos (ou na forma de não o fazermos) o trabalho feito durante esse período. Conseguimos aumentar o número de descontos com a carteirinha do Cajor, com um novo design, tendo uma boa adesão dos acadêmicos. Na base do bom-humor, presente desde o debate da eleição da nova gestão, conseguimos também o ‘mitológico’ prato para o microondas presente na sede do CA. Desafogamos o espaço físico do Centro Acadêmico que continha muita coisa que estava trancando lugares que agora dão mais mobilidade para os estudantes.
.   Contudo, nossas vitórias em pouco tempo não se restringem apenas a ações internas e que por si só demonstram a atuação da gestão. Começamos sem caixa para a SEINTRE em 2012. Contudo, numa ação da Secretaria de Recursos, adquirimos recursos a partir de uma rifa que fez considerável sucesso. Contudo, não só a Semana da Resistência exige custos. O Cajor tem o compromisso de quitar a mensalidade no valor de 50 reais com a TV Comunitária, para disponibilizar produtos do curso de Jornalismo da UEPG, como a veinculação do programa televisivo do blog Critica de Ponta. Sendo assim, o Cajor, respaldado por gestões anteriores, tem a obrigação de manter o espaço na TV Comunitária aberta a todos os alunos que constituem nosso curso.
.   Houve ainda avanços no cenário político do CA. A relação com o Diretório Central dos Estudantes foi fortalecida. A presença de um integrante do Cajor nos Conselhos de Entidades de Base mostra o compromisso da atual gestão com a política estudantil. Estivemos presentes em decisões importantes, como a implementação do outdoor na sede física do DCE, a qual fomos o único CA com consultoria dos acadêmicos em assembleia realizada na sala do primeiro ano, onde a maioria votou a favor da prática; participamos da carta aberta em apoio a reinvidição da manutenção da sede da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (Upes) junto ao DCE; também em carta aberta participamos de mais dois movimentos: em relação a concessão da falta de fiscalização e do espaço destinado a TV Educativa de Ponta Grossa e a paralisação dos docentes que ocorreram nas duas últimas semanas. Em ambas, mostramos que o Cajor deve atuar no interesse geral da população, pois fazemos parte de uma instituição de ensino superior e devemos estar atentos, mais do que qualquer outro segmentos, para as ações presentes no nosso meio.
.   A escolha do representante discente nas reuniões do Departamento de Comunicação (DECOM) também foi uma conquista muito importante. A partir da escolha de um ótimo representante, estamos situados junto aos professores em relação ao sistema de ensino que rege nosso curso. Houve também o apoio a Semana de Comunicação (SECOM), onde pudemos presenciar palestrante que conseguiram explorar e sanar dúvidas constantemente presentes na graduação. Estreitar o relacionamento com a União Paranaense dos Estudantes (UPE )e com a União Nacional dos Estudantes (UNE), pensando a longo prazo, mostrou-se uma prática muita valiosa para o curso e para as próximas gestões. A participação de um membro da atual gestão do Centro Acadêmico de Jornalismo em quase todas as turmas de Letras, explanando a importância de um CA, contribuiu de forma substancial para a consolidação do Centro Acadêmico de Letras, fundando no ano passado e que precisava da adesão dos acadêmicos que cursam Letras. Assim, podemos estabelecer relações fortes com outras entidades, como as do Campus Central, que só vem a beneficiar a comunidade acadêmica.
.   A gestão ‘Polissimbiose’ continuará com suas ações até o final do primeiro semestre de 2012. Esperamos conseguir avanços e novos suportes para consolidarmos ainda mais o nome do Cajor na UEPG e quiçá em âmbito nacional. Pretendemos arrecadar recursos para manter em dia a mensalidade da TV Comunitária, assim como um bom suporte para a IX SEINTRE. A Semana da Resistência de 2012 está em processo de formação, com o tema já definido e que pretende mudar a formula para adesão de ainda mais estudantes. Contudo, não cabe aqui divulgarmos algo que está engatinhando, mas que gera muita expectativa entre a organização. Não esqueceremos, de forma nenhuma, a recepção dos calouros do ano que vem, onde tentaremos ao máximo integrar e constituir realmente um curso de Jornalismo, como fora dito no debate anterior a eleição. Esperamos que os acadêmicos de Jornalismo contribuíam com as ações da Cajor; junto com a Atlética de Jornalismo, e o próprio Departamento de Comunicação, somos nós que construímos o curso. Então esperamos tanto da nossa parte quanto a de vocês, acadêmicos, que possamos atingir metas cada vez maiores.
Da atual gestão, um grande abraço!

Dhiego Tchmolo
presidente do Centro Acadêmico João do Rio

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de repúdio às prisões de manifestantes

A Liberdade de expressão; à direita O aluno de Licenciatura em História da UEPG é detido e demitido de estágio na Prefeitura de PG por manifesto durante cerimônia na Câmara Municipal. A repressão política e de liberdade de expressão ocorreu na manhã do dia 19/05, onde Wagner Souza e outros sete estudantes da Universidade Estadual de Ponta Grossa receberam o Governador com gritos de “Fora Richa”. Sobre o fundo musical do momento: “Fora PT”; a Guarda Municipal não deixa a desejar como Aparelho Ideológico do Estado e prontamente retira, com uso da força, os estudantes que criticavam os recorrentes cortes no custeio das Universidades.  No dia 20, três manifestantes também foram pressos em visita de Richa à Maringa. Eles tentavam entrar no local onde o Governador faria anúncios, mas foram detidos por " provocar tumulto ao portar-se de modo inconveniente ou desrespeitoso em solenidade ou ato oficial", como traz a apuração do portal G1 . Segundo Wagner, os alunos...

Mostre seu talento na Seintre

Image courtesy of Master isolated images at  FreeDigitalPhotos.net Como parte das atividades culturais da X Semana de Integração e Resistência, além da Rádio Resistência e da Mostra de Vídeodocumentários, o Centro Acadêmico de Jornalismo João do Rio promove o Show de Calouros e os Concursos Culturais. O Show de Calouros acontece a partir das 19h do dia 23 de maio, no Centro de Cultura (Rua Doutor Colares, nº 436). Os interessados podem participar com apresentações musicais, teatrais, declamações, danças, números de comédia, stand up ou o que o talento e a imaginação permitirem. As inscrições são gratuitas e acontecem nos dias 17, 20, 21 e 22 de maio. Nos dois primeiros dias, os candidatos devem se dirigir até o plantão do Cajor das 12h às 13h30 em frente ao Dejor. Nos dias 21 e 22, as inscrições serão feitas no Grande Auditório, com um plantão durante os intervalos das palestras e também no horário da Rádio Resistência, com os membros do centro acadêmico. Já os materiais...

Cajor encaminha Ofício de Apelo ao CAOE e ao reitor

Nesta segunda-feira, 20 de maio, o Centro Acadêmico de Jornalismo João do Rio, em nome de todos os estudantes da UEPG, encaminhou o ofício abaixo ao Centro de Auxílio e Orientação ao Estudante e para o reitor João Carlos Gomes.  O Ofício é um apelo dos estudantes, para que seja isenta a cobrança da taxa de inscrição dos alunos PROVIC no Encontro de Pesquisa da UEPG. O Documento, na íntegra: Ao Centro de Auxílio e Orientação ao Estudante O Centro Acadêmico de Jornalismo João do Rio, em nome de todos os estudantes de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, pede para que seja revista a cobrança da taxa de inscrição para o Encontro de Pesquisa da Universidade Estadual de Ponta Grossa (XI EPUEPG). O Cajor chama atenção ao caso, pois os estudantes voluntários em pesquisa, os PROVIC (que não recebem bolsa ou qualquer forma de auxílio) são obrigados a participar do evento e a pagar uma taxa de R$ 50,00 para a inscrição, sendo que o Encontro é local e da universidade. Pedimo...