O terceiro e último dia da X Semana de Integração da Resistência contou com as palestras de Carlos André dos Santos e Gilson Marciano de Oliveira. O tema geral das duas palestras foi sobre a articulação juvenil para a promoção da resistência. A fala de Carlos versou sobre o potencial de fortalecimento dos movimentos sociais, em diferentes partes do mundo, a partir da divulgação de manifestações pelos meios de comunicação. Ele também defendeu as espécies de comunicação independente e comunitária para promoção da democracia e pluralidade cultural.
 |
Palestrantes e mediador do dia 23/05 (Foto: Nicoly França) |
Já Gilson falou a respeito da possibilidade da reprodução da primavera árabe no Brasil. Gilson se propôs a analisar se há ambiente disponível para isso no país e também os fatores que poderiam desencadear uma possível revolução. Ele se expressou totalmente favorável às redes sociais como fomentadoras de manifestações, segundo ele “uma ferramenta que praticamente inibe a possibilidade de ressurgimento de uma ditadura”. Os temas geraram um debate acalorado contando com perguntas dos alunos e dos palestrantes. As tréplicas e réplicas levaram o fim da palestra para meio-dia e meio.
 |
Cíntia Capri (Foto: Gabriel Panice) |
Depois do almoço as oficinas de maquiagem, com a jornalista Cíntia Capri, e de oratória, com a fonoaudióloga Denise Bail duraram a tarde toda. A partir das 19h o as atividades culturais do Show de Calouros e o 1º Concurso de Miss e Mister Jornalismo encerraram as atividades da X Seintre. Os aclamados vencedores foram Marrara Laurindo (4º ano) no concurso de Miss, acompanhada de Rodrigo Huk (2º ano) no de Mister. Já no show de calouros Naton Bodogoske levou a medalha de ouro para a turma do 1º ano.
 |
Estudantes participam de oficina de dicção com fonoaudióloga (Foto: Gabriel Panice) |
Mas o encerramento oficial é hoje. A partir das 19h40 começa a final do
Interclasses, promovido pela Atlética de Jornalismo, no Ginásio Zukão. E logo depois o Cajor convida a todos para uma confraternização de encerramento no Boteco do Cheff, o
Resistindo no Boteco onde serão entregues os prêmios dos concursos culturais de foto, reportagem, crônica e blog.
Texto: Maria Fernanda Teixeira