Pular para o conteúdo principal

FNPJ destaca aprovação das Diretrizes Curriculares em Jornalismo

A homologação das Diretrizes Nacionais Curriculares de Jornalismo é uma conquista que vai fortalecer o campo de estudo, pesquisa e formação profissional em jornalismo no Brasil. Esta é a avaliação do vice-presidente do Fórum Nacional de Professores em Jornalismo (FNPJ), Marcelo Engel Bronosky, sobre a homologação das DCNs publicado no Diário Oficial da União, neste dia 12 de setembro.

A proposta de novas diretrizes foi elaborada com participação dos mais diversos setores da comunidade profissional e acadêmica da área, em 2009, quando o Ministério da Educação criou uma comissão de especialistas, liderada pelo professor José Marques de Melo. Naquela oportunidade, a Comissão realizou audiências públicas para elaborar um texto que representasse os interesses dos vários segmentos envolvidos. Em seguida, a proposta tramitou no Conselho Nacional de Educação (CNE), desde 2010, até a homologação do Ministro da Educação.

Além da atuação do professor José Marques pela aprovação, cabe destacar a participação dos representantes das entidades acadêmicas e profissionais, como a SBPJor, Fenaj, Socicom e o FNPJ, que juntos lutaram pela homologação das DCNs para o Jornalismo.

“Trata-se um novo momento aos mais de 350 cursos de Jornalismo do Brasil e para a área, pois teremos condições de avançar na formação profissional na área com referências de qualidade”, avalia o atual secretário-geral do e ex-presidente do FNPJ, Edson Spenthof, que acompanhou a elaboração da proposta ao longo do processo.

A partir de agora, o MEC vai definir prazo para que as novas resoluções sejam implantadas nos cursos de Jornalismo do país, uma vez que as atualizações precisam ser executadas pelas respectivas instituições de ensino, em especial do que diz respeito ao estágio obrigatório.

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de repúdio às prisões de manifestantes

A Liberdade de expressão; à direita O aluno de Licenciatura em História da UEPG é detido e demitido de estágio na Prefeitura de PG por manifesto durante cerimônia na Câmara Municipal. A repressão política e de liberdade de expressão ocorreu na manhã do dia 19/05, onde Wagner Souza e outros sete estudantes da Universidade Estadual de Ponta Grossa receberam o Governador com gritos de “Fora Richa”. Sobre o fundo musical do momento: “Fora PT”; a Guarda Municipal não deixa a desejar como Aparelho Ideológico do Estado e prontamente retira, com uso da força, os estudantes que criticavam os recorrentes cortes no custeio das Universidades.  No dia 20, três manifestantes também foram pressos em visita de Richa à Maringa. Eles tentavam entrar no local onde o Governador faria anúncios, mas foram detidos por " provocar tumulto ao portar-se de modo inconveniente ou desrespeitoso em solenidade ou ato oficial", como traz a apuração do portal G1 . Segundo Wagner, os alunos...

Mostre seu talento na Seintre

Image courtesy of Master isolated images at  FreeDigitalPhotos.net Como parte das atividades culturais da X Semana de Integração e Resistência, além da Rádio Resistência e da Mostra de Vídeodocumentários, o Centro Acadêmico de Jornalismo João do Rio promove o Show de Calouros e os Concursos Culturais. O Show de Calouros acontece a partir das 19h do dia 23 de maio, no Centro de Cultura (Rua Doutor Colares, nº 436). Os interessados podem participar com apresentações musicais, teatrais, declamações, danças, números de comédia, stand up ou o que o talento e a imaginação permitirem. As inscrições são gratuitas e acontecem nos dias 17, 20, 21 e 22 de maio. Nos dois primeiros dias, os candidatos devem se dirigir até o plantão do Cajor das 12h às 13h30 em frente ao Dejor. Nos dias 21 e 22, as inscrições serão feitas no Grande Auditório, com um plantão durante os intervalos das palestras e também no horário da Rádio Resistência, com os membros do centro acadêmico. Já os materiais...

Cajor encaminha Ofício de Apelo ao CAOE e ao reitor

Nesta segunda-feira, 20 de maio, o Centro Acadêmico de Jornalismo João do Rio, em nome de todos os estudantes da UEPG, encaminhou o ofício abaixo ao Centro de Auxílio e Orientação ao Estudante e para o reitor João Carlos Gomes.  O Ofício é um apelo dos estudantes, para que seja isenta a cobrança da taxa de inscrição dos alunos PROVIC no Encontro de Pesquisa da UEPG. O Documento, na íntegra: Ao Centro de Auxílio e Orientação ao Estudante O Centro Acadêmico de Jornalismo João do Rio, em nome de todos os estudantes de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, pede para que seja revista a cobrança da taxa de inscrição para o Encontro de Pesquisa da Universidade Estadual de Ponta Grossa (XI EPUEPG). O Cajor chama atenção ao caso, pois os estudantes voluntários em pesquisa, os PROVIC (que não recebem bolsa ou qualquer forma de auxílio) são obrigados a participar do evento e a pagar uma taxa de R$ 50,00 para a inscrição, sendo que o Encontro é local e da universidade. Pedimo...