Pular para o conteúdo principal

C.U. atropela a democracia e decide extinguir cotas raciais da UEPG

No dia 25 de novembro, o Conselho Universitário da UEPG reuniu-se para deliberar sobre as cotas na Universidade. Em uma decisão surpreendente, o C.U. ignorou todas as outras instâncias de discussão, inclusive a comissão de cotas, e decidiu-se pela extinção total das cotas raciais e redução drástica das cotas sociais para o próximo vestibular da UEPG.
Com uma deliberação dessas, o C.U. demonstra total desprezo pelas diferenças e desigualdades históricas que motivaram a instituição das cotas, em primeiro lugar. Demonstra um apoio descarado a uma disputa que, ao objetivar certa “igualdade de concorrência”, desconsidera a desigualdade do sistema e só possibilita o aumento do abismo que ainda separa pessoas de classes diferentes.


O dia 20/11, o dia da Consciência Negra, foi comemorado na chácara do Cacique Pena Branca com apresentações de roda de samba e invocações de orixás e feijoada. Seu Amazonas, na foto, é o neto do primeiro professor negro da cidade e quilombola.
Foto: Luana Caroline (Lente Quente) - Confira mais fotos aqui

            Além disso, a decisão isolada mostra um atropelo absurdo e uma ofensa ridícula a quaisquer pretenções democráticas que deveriam guiar uma universidade pública. É um disparate que um Conselho selecionado dentro da instituição possa posicionar-se com tamanha arbitrariedade.
            O que se pode apreender de uma decisão como essa é que a UEPG é facilmente controlada, de maneira arrogante, preconceituosa e petulante, por uma pequena “elite intelectual”. É aterrador imaginar os limites que ainda podem ser cruzados se esse posicionamento passar impune.

            Por isso, esse é o momento de deixarmos de lado picuinhas, disputas internas, desentendimentos, ou seja lá o que for. Essa batalha é maior do que isso. E não é de um Centro Acadêmico, de alguma chapa do DCE ou de algum curso. Não é nem mesmo uma batalha apenas dos alunos. A arbitrariedade do C.U. agridea Universidade como um todo. E como um todo, professores, alunos e servidores, cabe a nós a responsabilidade de mostrar ao Conselho Universitário e à reitoria, que se esconde atrás de uma máscara de neutralidade, que somos mais fortes. Não importam as diferenças e consequências, é nossa obrigação levantar a cabeça e dizer, A UNIVERSIDADE É NOSSA!

Participe da Assembleia estudantil no sábado dia 30/11 às 14h na Praça do RU e do ato de repúdio na Reitoria no dia 04/12 10h em frente à reitoria.

Por Rubens Anater

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de repúdio às prisões de manifestantes

A Liberdade de expressão; à direita O aluno de Licenciatura em História da UEPG é detido e demitido de estágio na Prefeitura de PG por manifesto durante cerimônia na Câmara Municipal. A repressão política e de liberdade de expressão ocorreu na manhã do dia 19/05, onde Wagner Souza e outros sete estudantes da Universidade Estadual de Ponta Grossa receberam o Governador com gritos de “Fora Richa”. Sobre o fundo musical do momento: “Fora PT”; a Guarda Municipal não deixa a desejar como Aparelho Ideológico do Estado e prontamente retira, com uso da força, os estudantes que criticavam os recorrentes cortes no custeio das Universidades.  No dia 20, três manifestantes também foram pressos em visita de Richa à Maringa. Eles tentavam entrar no local onde o Governador faria anúncios, mas foram detidos por " provocar tumulto ao portar-se de modo inconveniente ou desrespeitoso em solenidade ou ato oficial", como traz a apuração do portal G1 . Segundo Wagner, os alunos...

Vem aí o Interclasses

O torneio vinculado à X Semana da Resistência da UEPG e com o melhor futsal dos Campos Gerais se aproxima e será realizado nos seguintes horários: 22/04 no ginásio Oscar Pereira (das 20h às 22h15) e 24/04 no ‘Zukão’ (das 19h40 às 22h40). As regras: apenas um convidado por time. O convidado será OBRIGATORIAMENTE um professor, com jogos de 10 (dez) minutos. Os critérios de desempate são os seguintes: pontos, vitórias, saldo de gols, gols pró e sorteio. Todos jogam contra todos e a final será entre os dois melhores times. Atual campeão, o 3° ano enfrentará as outras séries do curso além do time de formandos em busca do bi-campeonato consecutivo e do prêmio, duas caixas de Sub Zero (latão). Preço (por equipe): R$30,00. Mais informações com o pessoal da Atlética .

Programação X Semana de Integração e Resistência

Terça-feira (21 de maio) 8h15 – Café Comunitário 9h – Palestra com o tema: A primeira Semana da Resistência Palestrante: Ricardo Ampudia (SP) Jornalista formado pela UEPG integrante da Primeira Semana da Resistência promovido pelos estudantes em 2004 10h – Palestra com o tema: Juventude e Movimentos Sociais Palestrante: Pablo Ornelas Rosa: bacharel em Ciências Sociais e mestre em Sociologia Política pela UFSC. Doutor em Ciências Sociais (Antropologia) pela PUC/SP e atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado em sociologia na UFPR 11h – Intervalo 11h15 – Mediação/Perguntas 12h - Rádio Resistência (no pátio do Dejor) 13h30 – Oficina de ‘Jornalismo Freelancer’ com Ricardo Ampudia 18h – Oficina de Gravação de Vídeo com professor Gabriel Carvalho e Abraão Ítalo em parceria com o bar Boteking (A oficina tem continuidade no dia 22/05 com edição dos materiais produzidos) 19h - Mostra de vídeodocumentários no Grande Auditório do campus central da UEPG Quarta-feira (22 de ma...