Pular para o conteúdo principal

Cajor abre a X Semana da Resistência com debate sobre as militâncias pela democratização da mídia

Por: Hellen Bizerra

Nesta segunda-feira (12) teve início a X Semana da Resistência, evento promovido anualmente pelo Centro Acadêmico de Jornalismo João do Rio (Cajor), desde 2004. Nessa edição as palestras discutem a “Democratização da mídia”, tema proposto para os quatro dias do encontro.

No primeiro dia de palestras representantes da da Frente Paranaense pelo Direito a Comunicação e Liberdade de Expressão (Frentex) e da Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (Enecos) discutiram a democratização da mídia na pauta dos movimentos sociais.

Foto: André Jonsson
Ednúbia Ghisi, da Frentex, colocou em discussão o cenário da comunicação no Brasil e falou das ações do movimento que tem como carro-chefe a promoção do Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Mídia Democrática, o PLIP. Segundo Ednúbia, a campanha é divulgada nas cidades, com o apoio de movimentos sociais e mídias comunitárias. Como qualquer projeto de lei de iniciativa popular, é preciso 700mil assinaturas para entrar em discussão na Câmara de Deputados.

As atividades da Enecos foram mostradas pelo estudante da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e membro da Coordenação Nacional da Executiva, Guilherme Alves. O movimento que reúne alunos de Comunicação Social de todo o país milita por três bandeiras centrais – a Democratização da Comunicação (Democom), pela Qualidade de Formação do Comunicador e da Comunicadora (QFC) e pelo Combate às Opressões. Guilherme falou também das manifestações e encontros anuais da Enecos, entre eles o Encontro Nacional de Estudantes de Comunicação Social (Enecom), autogestionado pelos próprios estudantes.

Foto: André Jonsson

À tarde, os alunos puderam participar de uma oficina de “Transmissão ao vivo e reportagem com dispositivos móveis”, ministrada pela professora da Unibrasil, Elaine Javorski.
As atividades da X Semana da Resistência continuam até sexta-feira (16). Nesta terça (13), Ana Paula Salamon (Frentex) e Mario Messagi (UFPR) discutem a “Regulação democrática dos meios de comunicação”. Durante a tarde, há oficina de fotografia com Rodrigo Czekalski e de quadrinhos com André Caliman e Antônio Eder, às 13h30 e 15h20, respectivamente.


Postagens mais visitadas deste blog

Nota de repúdio às prisões de manifestantes

A Liberdade de expressão; à direita O aluno de Licenciatura em História da UEPG é detido e demitido de estágio na Prefeitura de PG por manifesto durante cerimônia na Câmara Municipal. A repressão política e de liberdade de expressão ocorreu na manhã do dia 19/05, onde Wagner Souza e outros sete estudantes da Universidade Estadual de Ponta Grossa receberam o Governador com gritos de “Fora Richa”. Sobre o fundo musical do momento: “Fora PT”; a Guarda Municipal não deixa a desejar como Aparelho Ideológico do Estado e prontamente retira, com uso da força, os estudantes que criticavam os recorrentes cortes no custeio das Universidades.  No dia 20, três manifestantes também foram pressos em visita de Richa à Maringa. Eles tentavam entrar no local onde o Governador faria anúncios, mas foram detidos por " provocar tumulto ao portar-se de modo inconveniente ou desrespeitoso em solenidade ou ato oficial", como traz a apuração do portal G1 . Segundo Wagner, os alunos...

Compre os livros Revolta e Cidade Sorriso dos mortos-vivos com o CAJOR

As publicações estão disponíveis para venda na sede do Centro Acadêmico Os quadrinistas, André Caliman e Antonio Eder, deixaram uma ajudinha para o CAJOR, e quem não comprou os livros no dia da palestra pode adquirir com um preço bem bacana. Aproveite e seja um mecenas incentivando a arte, e ao mesmo tempo ajude o seu centro acadêmico favorito, o CAJOR! Procure um representante da chapa e adquira o seu

Cajor encaminha Ofício de Apelo ao CAOE e ao reitor

Nesta segunda-feira, 20 de maio, o Centro Acadêmico de Jornalismo João do Rio, em nome de todos os estudantes da UEPG, encaminhou o ofício abaixo ao Centro de Auxílio e Orientação ao Estudante e para o reitor João Carlos Gomes.  O Ofício é um apelo dos estudantes, para que seja isenta a cobrança da taxa de inscrição dos alunos PROVIC no Encontro de Pesquisa da UEPG. O Documento, na íntegra: Ao Centro de Auxílio e Orientação ao Estudante O Centro Acadêmico de Jornalismo João do Rio, em nome de todos os estudantes de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, pede para que seja revista a cobrança da taxa de inscrição para o Encontro de Pesquisa da Universidade Estadual de Ponta Grossa (XI EPUEPG). O Cajor chama atenção ao caso, pois os estudantes voluntários em pesquisa, os PROVIC (que não recebem bolsa ou qualquer forma de auxílio) são obrigados a participar do evento e a pagar uma taxa de R$ 50,00 para a inscrição, sendo que o Encontro é local e da universidade. Pedimo...