Pular para o conteúdo principal

TOMADA EM CINCO ATOS


Às vezes os números enganam. Quando alguém de fora vê que um curso tem nota cinco no ENADE, a maior possível, deve imaginar uma realidade muito diferente daquela que os estudantes de Jornalismo na UEPG vivem.
Como conceber que uma faculdade de tão alto conceito sequer cumpra os requisitos mínimos do Ministério da Educação, como ter um Laboratório de Telejornalismo funcional?
Há mais de dois anos começava a infame reforma do Telecine Jornalismo: uma trama com roteiro digno de drama hollywoodiano. Um enredo que impressiona pelo desleixo, incompetência ou desinteresse dos responsáveis.
Nesse período, pelo menos duas turmas já tiveram a formação irreparavelmente prejudicada. Dá pra imaginar um jornalista sem experiência de estúdio, sem bagagem adequada para trabalhar com televisão? Pois é esse profissional desfalcado que a UEPG forma hoje, graças à infraestrutura inexistente.
Há mais de dois anos os estudantes têm esperado, pacientes. Há mais de dois anos, os estudantes tentam dialogar com a Reitoria e com o Departamento de Jornalismo. Há mais de dois anos, os estudantes ouvem promessas. Há mais de dois anos, os estudantes têm sido sistematicamente iludidos.
Toda paciência, um dia, chega ao fim. Os estudantes resolveram agir.
Convidamos todos os alunos da UEPG, sejam de Jornalismo ou de qualquer outro curso, para apoiarem o MOVIMENTO TOMADA.
Nessa segunda-feira, inauguramos simbolicamente o Laboratório de Telejornalismo que, como qualquer um pode constatar, ainda está inacabado. Não existe nada dentro daquelas portas de vidro além de móveis velhos e, logicamente, tomadas.
Como o trocadilho era irresistível, batizamos essa ação coletiva de TOMADA EM CINCO ATOS!
Porque, afinal, é hora de tomarmos a universidade. É hora de lembrarmos à quem esqueceu que a razão de ser de qualquer instituição de ensino superior somos justamente nós, alunos. Acima de tudo, é hora de percebermos que a universidade nos pertence.
Durante toda a semana, vamos nos manifestar no campus central e no campus de Uvaranas. Por cinco dias, vamos fazer barulho, distribuir panfletos e vamos nos fazer ouvir de qualquer maneira.
Depois desses cinco atos, se o orçamento e projeto do Laboratório de Telejornalismo ainda não estiverem encaminhados, não teremos outra opção a não ser deflagrar GREVE ESTUDANTIL, em defesa da nossa formação, do curso de Jornalismo e da qualidade da universidade.

Calendário TOMADA EM CINCO ATOS:

Segunda-feira: inauguração do Laboratório de Telejornalismo.
Terça-feira: panfletagem expositiva no campus central.
Quarta-feira: panfletagem expositiva no campus Uvaranas.
Quinta-feira: edição especial da Rádio Resistência.
Sexta-feira: manifestação pública de repúdio às condições do curso.

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de repúdio às prisões de manifestantes

A Liberdade de expressão; à direita O aluno de Licenciatura em História da UEPG é detido e demitido de estágio na Prefeitura de PG por manifesto durante cerimônia na Câmara Municipal. A repressão política e de liberdade de expressão ocorreu na manhã do dia 19/05, onde Wagner Souza e outros sete estudantes da Universidade Estadual de Ponta Grossa receberam o Governador com gritos de “Fora Richa”. Sobre o fundo musical do momento: “Fora PT”; a Guarda Municipal não deixa a desejar como Aparelho Ideológico do Estado e prontamente retira, com uso da força, os estudantes que criticavam os recorrentes cortes no custeio das Universidades.  No dia 20, três manifestantes também foram pressos em visita de Richa à Maringa. Eles tentavam entrar no local onde o Governador faria anúncios, mas foram detidos por " provocar tumulto ao portar-se de modo inconveniente ou desrespeitoso em solenidade ou ato oficial", como traz a apuração do portal G1 . Segundo Wagner, os alunos...

Mostre seu talento na Seintre

Image courtesy of Master isolated images at  FreeDigitalPhotos.net Como parte das atividades culturais da X Semana de Integração e Resistência, além da Rádio Resistência e da Mostra de Vídeodocumentários, o Centro Acadêmico de Jornalismo João do Rio promove o Show de Calouros e os Concursos Culturais. O Show de Calouros acontece a partir das 19h do dia 23 de maio, no Centro de Cultura (Rua Doutor Colares, nº 436). Os interessados podem participar com apresentações musicais, teatrais, declamações, danças, números de comédia, stand up ou o que o talento e a imaginação permitirem. As inscrições são gratuitas e acontecem nos dias 17, 20, 21 e 22 de maio. Nos dois primeiros dias, os candidatos devem se dirigir até o plantão do Cajor das 12h às 13h30 em frente ao Dejor. Nos dias 21 e 22, as inscrições serão feitas no Grande Auditório, com um plantão durante os intervalos das palestras e também no horário da Rádio Resistência, com os membros do centro acadêmico. Já os materiais...

Cajor encaminha Ofício de Apelo ao CAOE e ao reitor

Nesta segunda-feira, 20 de maio, o Centro Acadêmico de Jornalismo João do Rio, em nome de todos os estudantes da UEPG, encaminhou o ofício abaixo ao Centro de Auxílio e Orientação ao Estudante e para o reitor João Carlos Gomes.  O Ofício é um apelo dos estudantes, para que seja isenta a cobrança da taxa de inscrição dos alunos PROVIC no Encontro de Pesquisa da UEPG. O Documento, na íntegra: Ao Centro de Auxílio e Orientação ao Estudante O Centro Acadêmico de Jornalismo João do Rio, em nome de todos os estudantes de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, pede para que seja revista a cobrança da taxa de inscrição para o Encontro de Pesquisa da Universidade Estadual de Ponta Grossa (XI EPUEPG). O Cajor chama atenção ao caso, pois os estudantes voluntários em pesquisa, os PROVIC (que não recebem bolsa ou qualquer forma de auxílio) são obrigados a participar do evento e a pagar uma taxa de R$ 50,00 para a inscrição, sendo que o Encontro é local e da universidade. Pedimo...