Pular para o conteúdo principal

João do Rio: o centenário de sua morte

João Paulo Emílio Cristóvão dos Santos Coelho Barreto  (João do Rio) nasceu no Rio de Janeiro em agosto de 1881. Seu pai Alfredo Coelho Barreto, admirador do positivos, batizou seu filho na igreja positivista esperando que João Paulo seguisse os passos do filósofo e matemático Teixeira Soares. Sem interesse na igreja, ingressou na imprensa aos 16 anos e foi um dos primeiros notáveis brasileiros com senso de imprensa moderna. Mais tarde se tornaria jornalista, cronista, contista e teatrólogo. Em 23 de abril de 1921 veio a falecer com 40 anos, assim completando o centenário de sua morte nesse ano.

No jornalismo, foi um dos mais populares de sua época. Em suas produções costumava usar pseudônimos como Claude, Caran d’Ache, e o mais conhecido, João do Rio, sendo o motivo de ser conhecido nacionalmente pelo jornal Cidade do Rio. As suas crônicas foram baseadas em observações dos grupos sociais na cidade de Rio de Janeiro no início do século XX.

Disponível no site de Domínio Público de modo on-line e gratuito, o livro "As Religiões do Rio" mostra essas características. O agrupamento de reportagens feitas por Emílio entre janeiro e março de 1904, mostra a investigação de cultos e práticas das diversas religiões da capital carioca, como as características de sacrifícios satânicos e as religiões de matriz africana, que até então eram proibidos pela Constituinte da época. O jornalista literário mostrou a pluralidade de uma cidade para todo um país.

A "Correspondência de uma Estação de Cura" (1918) é um romance composto de cartas assinadas por fictícios personagens da vilegiatura, quase todos eles banhistas, como eram conhecidos os veranistas das águas. Em 2018, completou 100 anos do lançamento do livro. O romance comenta sobre como Poços de Caldas atraía a elite política e econômica do Brasil na época.

Também disponível no Domínio Público, "A Bela Madame Vargas" é uma peça em três atos escrita por João do Rio, em 1912. Nela, o autor tematiza os aspectos da vida social no Rio de Janeiro no início do século XX, caracterizando as influências francesas no Brasil. Nesse período, João do Rio integrou a Academia de Letras.

"O Momento Literário", de João do Rio, é de 1907. O livro foi organizado a partir de entrevistas realizadas com diversos autores da primeira década do século XX. Elas dão ao leitor a oportunidade de conhecer o cotidiano de escritores brasileiros que são lidos e adorados até os dias atuais. A obra está disponível gratuitamente pelo governo federal.

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de repúdio às prisões de manifestantes

A Liberdade de expressão; à direita O aluno de Licenciatura em História da UEPG é detido e demitido de estágio na Prefeitura de PG por manifesto durante cerimônia na Câmara Municipal. A repressão política e de liberdade de expressão ocorreu na manhã do dia 19/05, onde Wagner Souza e outros sete estudantes da Universidade Estadual de Ponta Grossa receberam o Governador com gritos de “Fora Richa”. Sobre o fundo musical do momento: “Fora PT”; a Guarda Municipal não deixa a desejar como Aparelho Ideológico do Estado e prontamente retira, com uso da força, os estudantes que criticavam os recorrentes cortes no custeio das Universidades.  No dia 20, três manifestantes também foram pressos em visita de Richa à Maringa. Eles tentavam entrar no local onde o Governador faria anúncios, mas foram detidos por " provocar tumulto ao portar-se de modo inconveniente ou desrespeitoso em solenidade ou ato oficial", como traz a apuração do portal G1 . Segundo Wagner, os alunos...

Vem aí o Interclasses

O torneio vinculado à X Semana da Resistência da UEPG e com o melhor futsal dos Campos Gerais se aproxima e será realizado nos seguintes horários: 22/04 no ginásio Oscar Pereira (das 20h às 22h15) e 24/04 no ‘Zukão’ (das 19h40 às 22h40). As regras: apenas um convidado por time. O convidado será OBRIGATORIAMENTE um professor, com jogos de 10 (dez) minutos. Os critérios de desempate são os seguintes: pontos, vitórias, saldo de gols, gols pró e sorteio. Todos jogam contra todos e a final será entre os dois melhores times. Atual campeão, o 3° ano enfrentará as outras séries do curso além do time de formandos em busca do bi-campeonato consecutivo e do prêmio, duas caixas de Sub Zero (latão). Preço (por equipe): R$30,00. Mais informações com o pessoal da Atlética .

Programação X Semana de Integração e Resistência

Terça-feira (21 de maio) 8h15 – Café Comunitário 9h – Palestra com o tema: A primeira Semana da Resistência Palestrante: Ricardo Ampudia (SP) Jornalista formado pela UEPG integrante da Primeira Semana da Resistência promovido pelos estudantes em 2004 10h – Palestra com o tema: Juventude e Movimentos Sociais Palestrante: Pablo Ornelas Rosa: bacharel em Ciências Sociais e mestre em Sociologia Política pela UFSC. Doutor em Ciências Sociais (Antropologia) pela PUC/SP e atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado em sociologia na UFPR 11h – Intervalo 11h15 – Mediação/Perguntas 12h - Rádio Resistência (no pátio do Dejor) 13h30 – Oficina de ‘Jornalismo Freelancer’ com Ricardo Ampudia 18h – Oficina de Gravação de Vídeo com professor Gabriel Carvalho e Abraão Ítalo em parceria com o bar Boteking (A oficina tem continuidade no dia 22/05 com edição dos materiais produzidos) 19h - Mostra de vídeodocumentários no Grande Auditório do campus central da UEPG Quarta-feira (22 de ma...