Pular para o conteúdo principal

Confira as oficinas da XVI Semana de Resistência

Na edição deste ano, a XVI Semana de Integração e Resistência traz quatro oficinas para aprimorar seu conhecimento dentro das especialidades do jornalismo e da comunicação. As inscrições das oficinas das 10h são realizadas pelo Formulário do Google até amanhã às 12h. 

Os convites para participar das oficinas já foram enviados para aqueles que fizeram suas inscrições. Acesse sua caixa de entrada do Gmail e confiram se receberam algum convite de agenda, confirmem sua participação em "sim". Ao confirmar terá acesso a descrição do evento, ao link da sala e receberá aviso prévio no dia da oficina.

Jornalismo Investigativo na cobertura local

O Jornalismo Investigativo é uma especialização do jornalismo em que o repórter reconstrói acontecimentos baseados em pesquisas e apurações realizadas pelo próprio. A oficina  "Jornalismo Investigativo" ocorre às 10h de quinta-feira (26) com Mauri Köngui, jornalista de 30 anos. Ganhou os prêmios Maria Moors Cabot Prize, Global Shining Light Award, International Press Freedom Awards, Lorenzo Natali Prize e o Prêmio de Direitos Humanos da Sociedade Interamericana de Imprensa. No Brasil, conquistou por duas vezes o Prêmio Esso regional e o Prêmio Vladimir Herzog. É autor de quatro livros, entre eles Narrativas de um correspondente de rua, O Brasil Oculto e Nos bastidores do mundo invisível.

 

Jornalismo de Dados

Jornalismo de dados ou o big data é a operação sobre o grande número de dados. É um novo modo de investigar e apurar para informar o público. A oficina de "Jornalismo de Dados na cobertura local" ocorre às 10h na quarta-feira (25) e será ministrado por Lucas Maia e Lucas Thaynan. Maia é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), sempre teve grande interesse por programação de computadores e tecnologias em geral. Descobriu o potencial da programação para ajudar a contar boas histórias após realizar um curso de Python para jornalistas no Centro Knight, em 2017, o que lhe rendeu a oportunidade de apresentar seu projeto de jornalismo de dados na sede da Google no Brasil. Acredita na atuação jornalística como forma de fortalecer a democracia e no poder de tornar dados públicos mais acessíveis a todos. Thaynan é jornalista formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pós-graduando em Jornalismo de Dados, Automação e Data Storytelling pelo Insper e designer apaixonado por dados e visualizações gráficas. Explorador-curioso de programação, é aficionado em contar histórias por meio dos números e em poder traduzir dados complexos em esquemas visuais de fácil entendimento. Ganhou várias premiações de Jornalismo realizadas em Alagoas.

 

Social Media

A internet está presente todo dia na vida das pessoas e as empresas buscam a presença nesse espaço digital, seja por estratégias de aproximação com seus clientes ou estratégia de marketing. Deste modo o profissional de social media colabora na elaboração do Plano de Comunicação dessas empresas. Na sexta-feira (27) às 10h a oficina de "Social Media" será ministrada por Larissa Gould de Assis, graduada em Comunicação Social pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (2013) e especialização em Mídia, Informação e Cultura no Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (2019). É cofundadora e editora da rede Jornalistas Livres, membra da Direção Nacional do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e editora de Mídias Sociais do Brasil de Fato.

 

Fotojornalismo

O fotojornalismo é uma área da fotografia e do jornalismo. O fotojornalista busca informar um momento através da fotografia. Na sexta-feira (27) às 14h, a última oficina será "Cobertura Fotojornalística: técnica, critérios e desafios da seleção de imagens jornalísticas" com Emanuelle Benício, estudante do quarto ano de jornalismo na UEPG e pauteira do programa 'Minuto Telêmaco'. Pesquisadora PIBIC pela Fundação Araucária. Integrante do projeto de extensão Lente Quente. Foi Bolsista pelo Lente em 2018 e pelo projeto de pesquisa Lógicas de Produção e Consumo em Jornalismo em 2019/2020, no qual desenvolveu a pesquisa 'Edição no fotojornalismo: seleção de imagens na cobertura política do projeto Lente Quente'. Trabalhou na rádio Vale do Tibagi como locutora e sonoplasta e participou do 12º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão como coordenadora e editora-chefe da equipe Fabiana Moraes. A inscrição pode ser realizada pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSczHmQeutlMhCctGK1Te6pEeVbaeMHQ-PipZzzl0-fa966rHA/viewform?usp=sf_link até amanhã às 20h.

Dúvidas ou ainda não recebeu o convite? Entre em contato pelo e-mail cajoronline@gmail.com.

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de repúdio às prisões de manifestantes

A Liberdade de expressão; à direita O aluno de Licenciatura em História da UEPG é detido e demitido de estágio na Prefeitura de PG por manifesto durante cerimônia na Câmara Municipal. A repressão política e de liberdade de expressão ocorreu na manhã do dia 19/05, onde Wagner Souza e outros sete estudantes da Universidade Estadual de Ponta Grossa receberam o Governador com gritos de “Fora Richa”. Sobre o fundo musical do momento: “Fora PT”; a Guarda Municipal não deixa a desejar como Aparelho Ideológico do Estado e prontamente retira, com uso da força, os estudantes que criticavam os recorrentes cortes no custeio das Universidades.  No dia 20, três manifestantes também foram pressos em visita de Richa à Maringa. Eles tentavam entrar no local onde o Governador faria anúncios, mas foram detidos por " provocar tumulto ao portar-se de modo inconveniente ou desrespeitoso em solenidade ou ato oficial", como traz a apuração do portal G1 . Segundo Wagner, os alunos...

Mostre seu talento na Seintre

Image courtesy of Master isolated images at  FreeDigitalPhotos.net Como parte das atividades culturais da X Semana de Integração e Resistência, além da Rádio Resistência e da Mostra de Vídeodocumentários, o Centro Acadêmico de Jornalismo João do Rio promove o Show de Calouros e os Concursos Culturais. O Show de Calouros acontece a partir das 19h do dia 23 de maio, no Centro de Cultura (Rua Doutor Colares, nº 436). Os interessados podem participar com apresentações musicais, teatrais, declamações, danças, números de comédia, stand up ou o que o talento e a imaginação permitirem. As inscrições são gratuitas e acontecem nos dias 17, 20, 21 e 22 de maio. Nos dois primeiros dias, os candidatos devem se dirigir até o plantão do Cajor das 12h às 13h30 em frente ao Dejor. Nos dias 21 e 22, as inscrições serão feitas no Grande Auditório, com um plantão durante os intervalos das palestras e também no horário da Rádio Resistência, com os membros do centro acadêmico. Já os materiais...

Cajor encaminha Ofício de Apelo ao CAOE e ao reitor

Nesta segunda-feira, 20 de maio, o Centro Acadêmico de Jornalismo João do Rio, em nome de todos os estudantes da UEPG, encaminhou o ofício abaixo ao Centro de Auxílio e Orientação ao Estudante e para o reitor João Carlos Gomes.  O Ofício é um apelo dos estudantes, para que seja isenta a cobrança da taxa de inscrição dos alunos PROVIC no Encontro de Pesquisa da UEPG. O Documento, na íntegra: Ao Centro de Auxílio e Orientação ao Estudante O Centro Acadêmico de Jornalismo João do Rio, em nome de todos os estudantes de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, pede para que seja revista a cobrança da taxa de inscrição para o Encontro de Pesquisa da Universidade Estadual de Ponta Grossa (XI EPUEPG). O Cajor chama atenção ao caso, pois os estudantes voluntários em pesquisa, os PROVIC (que não recebem bolsa ou qualquer forma de auxílio) são obrigados a participar do evento e a pagar uma taxa de R$ 50,00 para a inscrição, sendo que o Encontro é local e da universidade. Pedimo...