Pular para o conteúdo principal

Semana de Resistência debate tema “Brasil Desgovernado”

Entre os dias 24 a 27 deste mês, o Centro Acadêmico João do Rio (Cajor) do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realiza a XVI Semana de Integração e Resistência com o tema “Brasil desgovernado: as crises sanitárias, instabilidades institucionais e as implicações para o jornalismo”.

As palestras ocorrem entre os dias 24 a 26 às 19h com transmissão ao vivo pelo canal YouTube Cajor Online e também pela página do facebook do Cajor. Já as oficinas irão acontecer entre os dias 25 e 27, e as transmissões ocorrem pela plataforma Google Meet. Para isso, as inscrições devem ser realizadas até terça-feira (24), às 12h, pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdFv8BCniT-O9lBMruUdoj1fl92_6T8WISIFggSZz1eNMk-Lw/viewform?usp=sf_link. Todas as transmissões são gratuitas com certificados de duas horas por evento.

No segundo ano da Covid-19, o processo de vacinação trouxe esperança para população com a queda no número de infectados. A crise sanitária criada pelo coronavírus, onde 570 mil vidas foram perdidas, desestabilizou ainda mais os pilares democráticos do Brasil, que desde 2019, com a posse do atual governo, já vinham sofrendo pondo em risco nossa democracia. Com 130 pedidos de impeachment nas costas, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), compactua com o desgoverno, ameaças democráticas e o genocídio de Bolsonaro. Inflado por fake news e na tentativa de desestruturar a credibilidade do jornalismo, o presidente fez com que o Brasil caísse para a 94ª posição entre 161 países no relatório de liberdade de expressão realizado pela ONG Artigo 19. Nessa linha, a XVI Semana de Integração e Resistência busca o debate entre acadêmicos e comunidade para refletir como cada um pode agir na sociedade em busca de seus direitos e deveres.

Nas lives, discutiremos os desdobramentos das crises sanitárias, instabilidades institucionais e as implicações para o jornalismo com participantes de várias regiões do país. Nas oficinas serão abordadas questões mais acadêmicas para ampliar conhecimentos sobre jornalismo de dados, jornalismo investigativo e social media.

O evento é tradicional no curso e procura debater temas de interesse coletivo e que interfiram na sociedade brasileira. A Coordenadora Geral do Cajor e integrante da Comissão de Organização do evento,  Ana Luiza Bertelli Dimbarre, vê o tema deste ano “importante para refletirmos sobre os pilares da sociedade que estão sendo afetados pelos políticos dos Poderes Públicos que não cumprem com seus deveres”.

A edição deste ano é um desdobramento do evento do ano passado com tema “O jornalismo e os desafios das crises de 2020” que além de comemorar os XV anos da Semana de Integração e Resistência, trouxe debates sobre a covid-19 e as adaptações do jornalismo durante a pandemia. É o segundo ano que ocorre no formato on-line e todas as transmissões são abertas a todos da comunidade acadêmica e público em geral. A acadêmica do quarto ano de jornalismo da UEPG, Emanuelle Benício, comenta o lado positivo do formato on-line. “No formato on-line abre muito mais um leque de pessoas que possam participar, isso nos ajuda a dar mais engajamento com os participantes”.

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de repúdio às prisões de manifestantes

A Liberdade de expressão; à direita O aluno de Licenciatura em História da UEPG é detido e demitido de estágio na Prefeitura de PG por manifesto durante cerimônia na Câmara Municipal. A repressão política e de liberdade de expressão ocorreu na manhã do dia 19/05, onde Wagner Souza e outros sete estudantes da Universidade Estadual de Ponta Grossa receberam o Governador com gritos de “Fora Richa”. Sobre o fundo musical do momento: “Fora PT”; a Guarda Municipal não deixa a desejar como Aparelho Ideológico do Estado e prontamente retira, com uso da força, os estudantes que criticavam os recorrentes cortes no custeio das Universidades.  No dia 20, três manifestantes também foram pressos em visita de Richa à Maringa. Eles tentavam entrar no local onde o Governador faria anúncios, mas foram detidos por " provocar tumulto ao portar-se de modo inconveniente ou desrespeitoso em solenidade ou ato oficial", como traz a apuração do portal G1 . Segundo Wagner, os alunos...

Mostre seu talento na Seintre

Image courtesy of Master isolated images at  FreeDigitalPhotos.net Como parte das atividades culturais da X Semana de Integração e Resistência, além da Rádio Resistência e da Mostra de Vídeodocumentários, o Centro Acadêmico de Jornalismo João do Rio promove o Show de Calouros e os Concursos Culturais. O Show de Calouros acontece a partir das 19h do dia 23 de maio, no Centro de Cultura (Rua Doutor Colares, nº 436). Os interessados podem participar com apresentações musicais, teatrais, declamações, danças, números de comédia, stand up ou o que o talento e a imaginação permitirem. As inscrições são gratuitas e acontecem nos dias 17, 20, 21 e 22 de maio. Nos dois primeiros dias, os candidatos devem se dirigir até o plantão do Cajor das 12h às 13h30 em frente ao Dejor. Nos dias 21 e 22, as inscrições serão feitas no Grande Auditório, com um plantão durante os intervalos das palestras e também no horário da Rádio Resistência, com os membros do centro acadêmico. Já os materiais...

Cajor encaminha Ofício de Apelo ao CAOE e ao reitor

Nesta segunda-feira, 20 de maio, o Centro Acadêmico de Jornalismo João do Rio, em nome de todos os estudantes da UEPG, encaminhou o ofício abaixo ao Centro de Auxílio e Orientação ao Estudante e para o reitor João Carlos Gomes.  O Ofício é um apelo dos estudantes, para que seja isenta a cobrança da taxa de inscrição dos alunos PROVIC no Encontro de Pesquisa da UEPG. O Documento, na íntegra: Ao Centro de Auxílio e Orientação ao Estudante O Centro Acadêmico de Jornalismo João do Rio, em nome de todos os estudantes de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, pede para que seja revista a cobrança da taxa de inscrição para o Encontro de Pesquisa da Universidade Estadual de Ponta Grossa (XI EPUEPG). O Cajor chama atenção ao caso, pois os estudantes voluntários em pesquisa, os PROVIC (que não recebem bolsa ou qualquer forma de auxílio) são obrigados a participar do evento e a pagar uma taxa de R$ 50,00 para a inscrição, sendo que o Encontro é local e da universidade. Pedimo...