Pular para o conteúdo principal

ELEIÇÕES UEPG: Chapa 01 é favorita nas intenções de voto para a reitoria conforme pesquisa

Em uma primeira pesquisa de intenção de votos para as eleições de cargos da Reitoria da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), mostra que o candidato Everson Augusto Krum, da Chapa 01, está em primeiro lugar com 59% dos votos. O candidato Miguel Sanches Neto, da Chapa 02, está com 23% das intenções. O levantamento realizado pelo Centro Acadêmico de Jornalismo João do Rio (CAJOR) ouviu 162 alunos entre os dias 22 a 25 de março de 17 cursos nos campi e polos da instituição. Destes, 4% informaram votar branco/nulo e 11% não saber em quem votar.

Ao questionar os estudantes se pretendem votar nas eleições para a Reitoria da UEPG, 81% disseram sim, 4% não votariam e 14% não souberam responder.

O questionário também perguntou sobre os cursos, as estruturas, os servidores e os investimentos dentro da instituição. No tópico “sente que há cursos privilegiados dentro da UEPG?”, 77% dos alunos responderam sim, 12% não e 11% não souberam responder.

Em relação ao déficit de funcionários e professores na instituição, a grande maioria disse que há insuficiência desses servidores, representando 71% dos entrevistados, 16% apontaram não haver esse déficit e 13% não souberam responder.

Sobre as estruturas usadas pelos alunos, quase metade dos entrevistados responderam que as condições estão regulares (34%). Com relação às condições, 47% disseram que as salas de aulas, laboratórios e áreas dentro das dependências da UEPG estão boas. 16% informaram que as condições estão ruins e 1% não souberam responder.

Na pesquisa realizada pelo CAJOR, a maioria dos alunos responderam sentir que há investimentos em seu curso (49%). Já os alunos que disseram sentir não haver investimentos em seu curso representam 37% dos entrevistados e 13% não souberam responder.


Metodologia

A pesquisa feita pelo CAJOR entrevistou 162 acadêmicos da UEPG entre os dias 22 a 25 de março de 2022. O local de estudos dos universitários são Campus de Uvaranas, Campus Centro e outros polos da instituição, totalizando 17 cursos consultados.

Em primeiro momento foram criadas oito perguntas: “Qual campus estuda?”, “Qual curso faz?, ”Pretende votar nas eleições para os cargos da reitoria UEPG neste ano?”, “Como pretende votar?” (intenção de voto), “Sente que há cursos privilegiados dentro da UEPG?”, “Sente que na UEPG há déficit de professores e funcionários?”, “Sobre a estrutura (laboratórios, salas de aulas...) do seu curso está:” e “Sente que há investimentos financeiros dentro do seu curso?”. Posterior a isso, o questionário foi criado no Google Formulário. Finalizado, os coordenadores do CAJOR entraram em contato por meio de email, redes sociais e número pessoal de representantes dos Centros Acadêmicos, Representantes do Curso e Atléticas para enviarem aos seus respectivos cursos o link do formulário. A escolha deste modo de pesquisa foi para evitar ter contato presencial com um grande número de pessoas em poucos dias diante de uma pandemia. Outro motivo é o deslocamento devido aos campi e polos da UEPG serem distantes.

Para melhor leitura dos dados, foram trabalhados números inteiros nos textos e gráficos. Em alguns tópicos os números podem ser superiores a 100 devido a esse modo leitura.

Todos os gráficos podem ser acessados no Instagram do CAJOR (@cajjoronline) para melhor visualizar os dados.


Postagens mais visitadas deste blog

Nota de repúdio às prisões de manifestantes

A Liberdade de expressão; à direita O aluno de Licenciatura em História da UEPG é detido e demitido de estágio na Prefeitura de PG por manifesto durante cerimônia na Câmara Municipal. A repressão política e de liberdade de expressão ocorreu na manhã do dia 19/05, onde Wagner Souza e outros sete estudantes da Universidade Estadual de Ponta Grossa receberam o Governador com gritos de “Fora Richa”. Sobre o fundo musical do momento: “Fora PT”; a Guarda Municipal não deixa a desejar como Aparelho Ideológico do Estado e prontamente retira, com uso da força, os estudantes que criticavam os recorrentes cortes no custeio das Universidades.  No dia 20, três manifestantes também foram pressos em visita de Richa à Maringa. Eles tentavam entrar no local onde o Governador faria anúncios, mas foram detidos por " provocar tumulto ao portar-se de modo inconveniente ou desrespeitoso em solenidade ou ato oficial", como traz a apuração do portal G1 . Segundo Wagner, os alunos...

Mostre seu talento na Seintre

Image courtesy of Master isolated images at  FreeDigitalPhotos.net Como parte das atividades culturais da X Semana de Integração e Resistência, além da Rádio Resistência e da Mostra de Vídeodocumentários, o Centro Acadêmico de Jornalismo João do Rio promove o Show de Calouros e os Concursos Culturais. O Show de Calouros acontece a partir das 19h do dia 23 de maio, no Centro de Cultura (Rua Doutor Colares, nº 436). Os interessados podem participar com apresentações musicais, teatrais, declamações, danças, números de comédia, stand up ou o que o talento e a imaginação permitirem. As inscrições são gratuitas e acontecem nos dias 17, 20, 21 e 22 de maio. Nos dois primeiros dias, os candidatos devem se dirigir até o plantão do Cajor das 12h às 13h30 em frente ao Dejor. Nos dias 21 e 22, as inscrições serão feitas no Grande Auditório, com um plantão durante os intervalos das palestras e também no horário da Rádio Resistência, com os membros do centro acadêmico. Já os materiais...

Cajor encaminha Ofício de Apelo ao CAOE e ao reitor

Nesta segunda-feira, 20 de maio, o Centro Acadêmico de Jornalismo João do Rio, em nome de todos os estudantes da UEPG, encaminhou o ofício abaixo ao Centro de Auxílio e Orientação ao Estudante e para o reitor João Carlos Gomes.  O Ofício é um apelo dos estudantes, para que seja isenta a cobrança da taxa de inscrição dos alunos PROVIC no Encontro de Pesquisa da UEPG. O Documento, na íntegra: Ao Centro de Auxílio e Orientação ao Estudante O Centro Acadêmico de Jornalismo João do Rio, em nome de todos os estudantes de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, pede para que seja revista a cobrança da taxa de inscrição para o Encontro de Pesquisa da Universidade Estadual de Ponta Grossa (XI EPUEPG). O Cajor chama atenção ao caso, pois os estudantes voluntários em pesquisa, os PROVIC (que não recebem bolsa ou qualquer forma de auxílio) são obrigados a participar do evento e a pagar uma taxa de R$ 50,00 para a inscrição, sendo que o Encontro é local e da universidade. Pedimo...