Pular para o conteúdo principal

TOMADA EM CINCO ATOS


Às vezes os números enganam. Quando alguém de fora vê que um curso tem nota cinco no ENADE, a maior possível, deve imaginar uma realidade muito diferente daquela que os estudantes de Jornalismo na UEPG vivem.
Como conceber que uma faculdade de tão alto conceito sequer cumpra os requisitos mínimos do Ministério da Educação, como ter um Laboratório de Telejornalismo funcional?
Há mais de dois anos começava a infame reforma do Telecine Jornalismo: uma trama com roteiro digno de drama hollywoodiano. Um enredo que impressiona pelo desleixo, incompetência ou desinteresse dos responsáveis.
Nesse período, pelo menos duas turmas já tiveram a formação irreparavelmente prejudicada. Dá pra imaginar um jornalista sem experiência de estúdio, sem bagagem adequada para trabalhar com televisão? Pois é esse profissional desfalcado que a UEPG forma hoje, graças à infraestrutura inexistente.
Há mais de dois anos os estudantes têm esperado, pacientes. Há mais de dois anos, os estudantes tentam dialogar com a Reitoria e com o Departamento de Jornalismo. Há mais de dois anos, os estudantes ouvem promessas. Há mais de dois anos, os estudantes têm sido sistematicamente iludidos.
Toda paciência, um dia, chega ao fim. Os estudantes resolveram agir.
Convidamos todos os alunos da UEPG, sejam de Jornalismo ou de qualquer outro curso, para apoiarem o MOVIMENTO TOMADA.
Nessa segunda-feira, inauguramos simbolicamente o Laboratório de Telejornalismo que, como qualquer um pode constatar, ainda está inacabado. Não existe nada dentro daquelas portas de vidro além de móveis velhos e, logicamente, tomadas.
Como o trocadilho era irresistível, batizamos essa ação coletiva de TOMADA EM CINCO ATOS!
Porque, afinal, é hora de tomarmos a universidade. É hora de lembrarmos à quem esqueceu que a razão de ser de qualquer instituição de ensino superior somos justamente nós, alunos. Acima de tudo, é hora de percebermos que a universidade nos pertence.
Durante toda a semana, vamos nos manifestar no campus central e no campus de Uvaranas. Por cinco dias, vamos fazer barulho, distribuir panfletos e vamos nos fazer ouvir de qualquer maneira.
Depois desses cinco atos, se o orçamento e projeto do Laboratório de Telejornalismo ainda não estiverem encaminhados, não teremos outra opção a não ser deflagrar GREVE ESTUDANTIL, em defesa da nossa formação, do curso de Jornalismo e da qualidade da universidade.

Calendário TOMADA EM CINCO ATOS:

Segunda-feira: inauguração do Laboratório de Telejornalismo.
Terça-feira: panfletagem expositiva no campus central.
Quarta-feira: panfletagem expositiva no campus Uvaranas.
Quinta-feira: edição especial da Rádio Resistência.
Sexta-feira: manifestação pública de repúdio às condições do curso.

Postagens mais visitadas deste blog

Calouros em Jornalismo, sejam bem vindos!

A Comissão Permanente de Seleção (CPS) da Universidade Estadual de Ponta Grossa divulgou ontem (29) a lista de aprovados no vestibular (dias dois e três) 2020 e do PSS (dia 16) realizados em maio de 2021 respectivamente. Parabéns aos calouros! Bem-vindos! (Ou não, rs). Ficou na lista de espera? Tenha paciência que logo será um jornamigo! Manual dos Calouros – Estudar na UEPG (em aulas presenciais) Bem-vindx, calourx! A universidade é diferente das escolas de ensino médio. Por isso, fizemos esse manual para ajudar vocês com possíveis dúvidas sobre o funcionamento das coisas. Esperamos que se adaptem bem e que se divirtam conosco! Mais informações você encontra no Guia do Estudante da UEPG. R.A. O Registro Acadêmico (R.A.) é equivalente ao seu nome em números. Com ele e sua senha você acessa o Acadêmico Online (Portal da UEPG) onde estão suas notas, faltas, documentos, entre outras coisas relevantes para sua passagem pela universidade. É importante que você decore e/ou tenha sempre em m

A Rádio Resistência Voltou!!!

As aulas de 2022 começaram e o Cajor trouxe depois de dois anos parado a volta da Rádio Resistência. No dia 16, no horário de intervalo do almoço, o coordenador geral do Cajor, Leonardo Duarte, esteve apresentando a Rádio e lendo o famoso horóscopo para o pessoal na fila do R.U. O nosso treinador dos futuros participantes da Rádio Resistência, o aluno do curso de Jornalismo, Cássio Murilo, além de trazer seus discos de vinil para tocar um sonzinho - diga-se de passagem que saiu no prejuízo após um incidente com eletricidade -, esteve cantando. A nossa representante do Cajor, Quiara Camargo, declamou seu poema para o pessoal no pátio. Confira algumas fotos que o veterano do nosso curso Yuri Marcinik fez. Logo teremos mais edições. E não esqueçam, o microfone é aberto e todos podem participar.

Oficina de stencil incentiva forma de expressação artística

 Alunos de jornalismo participam de atividade cultural nesta segunda-feira Iniciativa do Centro Acadêmico João do Rio (Cajor) traz oficina de Stencil aos estudantes de jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) nesta segunda-feira (04/11). André Jonsson e Kelvin Vieira, ambos do 2º ano, ministraram a oficina, que contou com 13 participantes. O Cajor ofereceu tinta acrílica, cartolina e estiletes, a oficina começou às 10h e terminou as 13h30min.             André Jonsson aprendeu esta arte com seus amigos há cinco anos, faz stencil no quarto, na rua e nas paredes internas do Cajor. A última, com stencil de algumas personalidades do curso de jornalismo trouxe a curiosidade dos estudantes, que perguntavam como era feito. “Comecei a tirar fotos das pessoas, vetorizar (procedimento de edição de imagem) , fazer os stencil na parede e as pessoas ficavam curiosas.” diz Jonsson. altos stencil colados               O conhecimento dos softwares de edição de imagem,