Quem somos:
Somos o portal do discente em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O Centro Acadêmico João do Rio representa estudantes de Bacharelado em Jornalismo da UEPG. O Cajor Online nasceu em 2011 e é o mural para assuntos decorrentes dentro do curso.
História Semana de Integração e Resistência
A Semana de Integração da Resistência contra o Desmonte da Universidade surgiu em 2004 como forma de protesto pelas dificuldades enfrentadas na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e demais instituições no Estado com a não contratação de professores temporários e o anúncio do corte de verbas para o ensino superior. Ao todo eram necessários 180 professores para o início do ano letivo na UEPG, o que ocasionou no fechamento de oito cursos da universidade.
Na época, o então governador Roberto Requião (PMDB) decretou o desligamento de 35 cursos nas Universidades Estaduais do Paraná. No ano anterior, em 2003, foi decretado o fechamento do curso de Medicina da UEPG, com a justificativa, conforme o decreto, de "impossibilidade do Governo do Estado em arcar com as despesas exigidas para a manutenção do Curso de Medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa".
Diante dessa situação, os acadêmicos da universidade se mobilizaram contra a falta de professores, durante o mês de março, em frente à UEPG, na Praça Santos Andrade.
Para homenagear a resistência do Acampamento Dois de Março (Ocupação Emiliano Zapata), o curso de Jornalismo da UEPG criou a Primeira Semana de Integração da Resistência, que desde o início teve o propósito de agregar diferentes setores da sociedade para discutir a luta por direitos. Atualmente, o Centro Acadêmico João do Rio (Cajor) é quem organiza o evento denominado “Semana de Integração e Resistência”, com o desafio de valorizar a resistência e o diálogo com grupos e movimentos sociais.
No evento, palestras com pautas atuais do jornalismo e da sociedade são debatidas entre alunos, professores, profissionais e comunidade. Os debates ocorrem durante uma semana pelo horário da manhã no Grande Auditório do Campus Centro da UEPG e aberto para toda a comunidade que deseja participar.
Os convidados em sua maioria são jornalistas, pesquisadores e especialistas sobre o assunto debatido. Aos acadêmicos todo o evento gera horas com certificados. Ao Centro Acadêmico, além de organizar o evento com apoio da Coordenação do Curso, monta as artes e cartazes de divulgação do evento que são divulgados nos diferentes murais dos campi da Instituição.
Ainda na programação do evento, oficinas são oferecidas para os alunos como forma de adquirir mais conhecimento, ampliar debates com temas específicos e colocar em prática técnicas aprendidas durante as aulas do curso, bem como das palestras.
Um dos principais momentos de integração da Semana de Resistência é a Rádio Resistência em que equipamentos de som, microfone, dentre outros são usados pelos alunos para cantar, recitar poesias, informes acadêmicos e o tradicional horóscopo. Sempre realizado no pátio do Campus Centro no horário do almoço, a Rádio Resistência visa integrar não somente os alunos do curso de Jornalismo, mas também acadêmicos de outros cursos do campus. Vale ressaltar que a Rádio Resistência não ocorre somente durante a Semana de Integração e Resistência, mas tradicionalmente uma vez por mês os alunos se reúnem para realizar a integração.
Histórico Administrativo:
[em processo de recuperação da história das gestões]
2013/2014 - Chapa: Desperta - Coordenadorias: Nicoly França
2015/2016 -
2017-2018 -
2019/2020 - Chapa: Vladimir Herzog- Coordenadorias: Emanuelle Benício Soares, Lucas Müller
2020/2021 - Chapa: Chapa Provisória do Cajor* - Coordenadorias: Emanuelle Benício Soares, Ana Luiza Bertelli Dimbarre, Leonardo Ribeiro Duarte, Janaina Cassol, Maria Eduarda Ribeiro e Emanulle Salatini *No início da pandemia as aulas foram suspensas e o Cajor ficou sem representantes, então assumem a chapa de 2020/2021 para que haja representação acadêmica para atender as demandas das aulas remotas durante o período pandêmico.
2021/2022 - Chapa: Ana Maria Nacinova Correia - Coordenadorias: Ana Luiza Bertolli Dimbarre, Leonardo Ribeiro Duarte, Quaiara Camargo dos Santos, *Luiz Fernando da Luz, Tamires Limurci dos Santos e **Leriany Barbosa *Luiz foi retirado da chapa devido ao não comprimento de seu papel enquanto coordenador no Centro Acadêmico **Leriany deixou o cargo em 2021.