Pular para o conteúdo principal

Como foi o segundo dia da Semana da Resistência

Movimentos sociais em saúde e Projeto Rondon na Semana da Resistência foram temas das palestras do segundo dia da X Semana de Integração e Resistência. Também tiveram oficinas de cultura espanhola na América Latina e de Edição de Vídeo. E à noite, teve início o clássico Interclasses.

Palestrantes do dia 22/05 (Foto: Gabriel Panice)

O estudante de Biomedicina da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Rafael Olegário, foi o primeiro palestrante da manhã. O aluno relatou movimentos comunitários na área de e medicina como o Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (CEBES), PET Saúde, Médico sem Fronteiras (MSF), Cruz Vermelha e retoma até a historia do surgimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

"Movimento social é você lutar e botar isso em prática", afirma Rafael. O tema debatido na atualidade da vinda dos médicos cubanos do Brasil também foi trazido na palestra.

Em seguida, a professora Marilisa do Rocio traz informações sobre o Projeto Rondon, programa coordenado pelo Ministério da Defesa que envolve a participação voluntária de estudantes universitários. Marilisa conta que o objetivo do projeto é contribuir para a formação do universitário como cidadão.

Três participantes que já participaram de operações do Projeto Rondon também contaram as experiências vividas no programa. Durante a programação do segundo dia da Semana também ocorreu Rádio Resistência descontraída no horário de almoço no pátio do Dejor.

Ofélia Morales ministrou, em espanhol, oficina temática sobre cultura espanhola na América Latina. A maior atração da oficina foi o suco de milho roxo, o “Chicha Morada,” bebida tradicional do Peru.

Professora Ofélia Morales (Foto: Sidnei Sassaki)
Os estudantes também participaram da segunda etapa da oficina de vídeo coordenada pelo professor Gabriel Carvalho. Na ocasião, os alunos editaram o material gravado no dia anterior (21/05) no Boteking Bar e Hamburgueria.

À noite, aconteceu o clássico Interclasses no ginásio Oscar Pereira, com a participação de alunos de todos os anos. O evento é uma realização da Atlética de Jornalismo (AAJ-UEPG).

Não deixe de participar do Resistindo no Boteco.

Texto: Nicoly França



Postagens mais visitadas deste blog

Calouros em Jornalismo, sejam bem vindos!

A Comissão Permanente de Seleção (CPS) da Universidade Estadual de Ponta Grossa divulgou ontem (29) a lista de aprovados no vestibular (dias dois e três) 2020 e do PSS (dia 16) realizados em maio de 2021 respectivamente. Parabéns aos calouros! Bem-vindos! (Ou não, rs). Ficou na lista de espera? Tenha paciência que logo será um jornamigo! Manual dos Calouros – Estudar na UEPG (em aulas presenciais) Bem-vindx, calourx! A universidade é diferente das escolas de ensino médio. Por isso, fizemos esse manual para ajudar vocês com possíveis dúvidas sobre o funcionamento das coisas. Esperamos que se adaptem bem e que se divirtam conosco! Mais informações você encontra no Guia do Estudante da UEPG. R.A. O Registro Acadêmico (R.A.) é equivalente ao seu nome em números. Com ele e sua senha você acessa o Acadêmico Online (Portal da UEPG) onde estão suas notas, faltas, documentos, entre outras coisas relevantes para sua passagem pela universidade. É importante que você decore e/ou tenha sempre em m...

Participe dos Concursos Culturais na Semana de Comunicação

Como parte das atividades culturais da XXII Semana de Estudos em Comunicação, o Centro Acadêmico João do Rio promove os Concursos Culturais, onde qualquer estudante de Jornalismo pode participar. As inscrições para os concursos têm início no dia 21 de agosto e vão até o dia 27 de agosto (próxima terça-feira). Os materiais para os Concursos Culturais devem ser enviados pela internet até às 23h59 do dia 27 de agosto para o e-mail do cajor: cajoronline@gmail.com. Para se inscrever, os estudantes devem fazer o pagamento de R$ 5,00 para participar de quantas categorias quiser. O pagamento deve ser feito aos membros do CAJOR até o dia 27 de agosto, ou mesmo diretamente nos dois primeiros dias (26 e 27) na Rádio Resistência no pátio do Dejor. As categorias são: Reportagem (áudio, texto, vídeo). Tema: Livre Fotografia. Tema: Cultura em Ponta Grossa Crônica. Tema: Cultura em Ponta Grossa Crítica. Tema: Livre Confira o REGULAMENTO COMPLETO . Participe! Boa Sorte!

Nota de repúdio às prisões de manifestantes

A Liberdade de expressão; à direita O aluno de Licenciatura em História da UEPG é detido e demitido de estágio na Prefeitura de PG por manifesto durante cerimônia na Câmara Municipal. A repressão política e de liberdade de expressão ocorreu na manhã do dia 19/05, onde Wagner Souza e outros sete estudantes da Universidade Estadual de Ponta Grossa receberam o Governador com gritos de “Fora Richa”. Sobre o fundo musical do momento: “Fora PT”; a Guarda Municipal não deixa a desejar como Aparelho Ideológico do Estado e prontamente retira, com uso da força, os estudantes que criticavam os recorrentes cortes no custeio das Universidades.  No dia 20, três manifestantes também foram pressos em visita de Richa à Maringa. Eles tentavam entrar no local onde o Governador faria anúncios, mas foram detidos por " provocar tumulto ao portar-se de modo inconveniente ou desrespeitoso em solenidade ou ato oficial", como traz a apuração do portal G1 . Segundo Wagner, os alunos...