Pular para o conteúdo principal

Debate acalorado encerra último dia de palestras da semana

O terceiro e último dia da X Semana de Integração da Resistência contou com as palestras de Carlos André dos Santos e Gilson Marciano de Oliveira. O tema geral das duas palestras foi sobre a articulação juvenil para a promoção da resistência. A fala de Carlos versou sobre o potencial de fortalecimento dos movimentos sociais, em diferentes partes do mundo, a partir da divulgação de manifestações pelos meios de comunicação. Ele também defendeu as espécies de comunicação independente e comunitária para promoção da democracia e pluralidade cultural.

Palestrantes e mediador do dia 23/05 (Foto: Nicoly França)
Já Gilson falou a respeito da possibilidade da reprodução da primavera árabe no Brasil. Gilson se propôs a analisar se há ambiente disponível para isso no país e também os fatores que poderiam desencadear uma possível revolução. Ele se expressou totalmente favorável às redes sociais como fomentadoras de manifestações, segundo ele “uma ferramenta que praticamente inibe a possibilidade de ressurgimento de uma ditadura”. Os temas geraram um debate acalorado contando com perguntas dos alunos e dos palestrantes. As tréplicas e réplicas levaram o fim da palestra para meio-dia e meio.

Cíntia Capri (Foto: Gabriel Panice)
Depois do almoço as oficinas de maquiagem, com a jornalista Cíntia Capri, e de oratória, com a fonoaudióloga Denise Bail duraram a tarde toda. A partir das 19h o as atividades culturais do Show de Calouros e o 1º Concurso de Miss e Mister Jornalismo encerraram as atividades da X Seintre. Os aclamados vencedores foram Marrara Laurindo (4º ano) no concurso de Miss, acompanhada de Rodrigo Huk (2º ano) no de Mister. Já no show de calouros Naton Bodogoske levou a medalha de ouro para a turma do 1º ano.

Estudantes participam de oficina de dicção com fonoaudióloga (Foto: Gabriel Panice)

Mas o encerramento oficial é hoje. A partir das 19h40 começa a final do
Interclasses, promovido pela Atlética de Jornalismo, no Ginásio Zukão. E logo depois o Cajor convida a todos para uma confraternização de encerramento no Boteco do Cheff, o Resistindo no Boteco onde serão entregues os prêmios dos concursos culturais de foto, reportagem, crônica e blog.

Texto: Maria Fernanda Teixeira

Postagens mais visitadas deste blog

Calouros em Jornalismo, sejam bem vindos!

A Comissão Permanente de Seleção (CPS) da Universidade Estadual de Ponta Grossa divulgou ontem (29) a lista de aprovados no vestibular (dias dois e três) 2020 e do PSS (dia 16) realizados em maio de 2021 respectivamente. Parabéns aos calouros! Bem-vindos! (Ou não, rs). Ficou na lista de espera? Tenha paciência que logo será um jornamigo! Manual dos Calouros – Estudar na UEPG (em aulas presenciais) Bem-vindx, calourx! A universidade é diferente das escolas de ensino médio. Por isso, fizemos esse manual para ajudar vocês com possíveis dúvidas sobre o funcionamento das coisas. Esperamos que se adaptem bem e que se divirtam conosco! Mais informações você encontra no Guia do Estudante da UEPG. R.A. O Registro Acadêmico (R.A.) é equivalente ao seu nome em números. Com ele e sua senha você acessa o Acadêmico Online (Portal da UEPG) onde estão suas notas, faltas, documentos, entre outras coisas relevantes para sua passagem pela universidade. É importante que você decore e/ou tenha sempre em m

A Rádio Resistência Voltou!!!

As aulas de 2022 começaram e o Cajor trouxe depois de dois anos parado a volta da Rádio Resistência. No dia 16, no horário de intervalo do almoço, o coordenador geral do Cajor, Leonardo Duarte, esteve apresentando a Rádio e lendo o famoso horóscopo para o pessoal na fila do R.U. O nosso treinador dos futuros participantes da Rádio Resistência, o aluno do curso de Jornalismo, Cássio Murilo, além de trazer seus discos de vinil para tocar um sonzinho - diga-se de passagem que saiu no prejuízo após um incidente com eletricidade -, esteve cantando. A nossa representante do Cajor, Quiara Camargo, declamou seu poema para o pessoal no pátio. Confira algumas fotos que o veterano do nosso curso Yuri Marcinik fez. Logo teremos mais edições. E não esqueçam, o microfone é aberto e todos podem participar.

Oficina de stencil incentiva forma de expressação artística

 Alunos de jornalismo participam de atividade cultural nesta segunda-feira Iniciativa do Centro Acadêmico João do Rio (Cajor) traz oficina de Stencil aos estudantes de jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) nesta segunda-feira (04/11). André Jonsson e Kelvin Vieira, ambos do 2º ano, ministraram a oficina, que contou com 13 participantes. O Cajor ofereceu tinta acrílica, cartolina e estiletes, a oficina começou às 10h e terminou as 13h30min.             André Jonsson aprendeu esta arte com seus amigos há cinco anos, faz stencil no quarto, na rua e nas paredes internas do Cajor. A última, com stencil de algumas personalidades do curso de jornalismo trouxe a curiosidade dos estudantes, que perguntavam como era feito. “Comecei a tirar fotos das pessoas, vetorizar (procedimento de edição de imagem) , fazer os stencil na parede e as pessoas ficavam curiosas.” diz Jonsson. altos stencil colados               O conhecimento dos softwares de edição de imagem,