Pular para o conteúdo principal

Entidades sociais lançam projeto de lei da mídia eletrônica na Câmara de PG

Evento acontece às 15 horas, desta 2ª-feira, 26/08, no Plenário do legislativo local


Integrantes de movimentos sociais e da área de Comunicação Social de Ponta Grossa lançam, nesta segunda-feira (26/08), às 15 horas, na Câmara Municipal de PG, o Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Comunicação Social Eletrônica (PLIP).

Para os representantes das entidades que defendem o projeto, a partir da democratização das comunicações, é possível alcançar outras reformas fundamentais em busca da redução das desigualdades no país, entre elas a reforma agrária, política e urbana.
"O que buscamos é apenas a igualdade dentro do espaço público midiático. A comunicação é de interesse público e o PLIP visa regulamentar questões em prol da democracia midiática no Brasil.
Como estudantes de Jornalismo, nos preocupamos com uma regulamentação efetiva da comunicação, portanto, este é um momento de reflexão e mudanças para o futuro da comunicação.
Além disso, o projeto envolve mudanças fundamentais, como promover a própria cultura nacional, é uma questão de cidadania'', afirma a presidente do Centro Acadêmico João do Rio, Nicoly França.  A entidade apoia o lançamento da Plip.

Para tramitar, no Congresso Nacional, como proposta de lei, o projeto precisa coletar 1,3 milhões de assinatura, oportunidade em que os apoiadores da campanha apostam em um debate público sobre as mudanças e benefícios que serão propiciados a partir da aprovação do projeto. "A principal mudança é, sem dúvida, a consolidação da democracia no país", afirma a professora Cíntia Xavier, vice-presidente da Regional Sul do Sindicato Nacional dos Docentes (ANDES/SN), uma das entidades que apóia a iniciativa.

Uma lei com força popular
O projeto de iniciativa popular busca regulamentar os artigos 220, 221 e 223 da Constituição de 1988, que até o momento não foram normatizados. “É preciso repensar uma nova estrutura da comunicação. Dados econômicos apontam que a cada R$ 1 gasto com comunicação, R$ 0,45 vai para uma única emissora. O resto é dividido para todos os outros veículos e emissoras, seja rádio, jornal ou revista. É a concentração do poder, da fala e dos recursos”, afirmou Rosana Bertoni, coordenadora-geral do FNDC, durante o lançamento do projeto, no Senado, no último dia 23/08/2013.

Dados de uma pesquisa realizada, em agosto/2013, pela Fundação Perseu Abramo mostram que 71% dos brasileiros entrevistados são favoráveis a que haja mais regras para se definir a programação veiculada pelas emissoras, e que para 35%, os meios de comunicação defendem os interesses de seus donos.

O projeto de lei está baseado em 20 pontos, acumulados pelo FNDC ao longo dos últimos 20 anos. Que vai debate desde a propriedade  cruzada, perpassando pela concentração dos meios, até a produção de conteúdo que valorize as questões regionais, nacionais e diversidade cultural.

Para conhecer os 20 pontos é possível acessar:  http://www.paraexpressaraliberdade.org.br/index.php/noticias/45-20-pontos.

Postagens mais visitadas deste blog

Calouros em Jornalismo, sejam bem vindos!

A Comissão Permanente de Seleção (CPS) da Universidade Estadual de Ponta Grossa divulgou ontem (29) a lista de aprovados no vestibular (dias dois e três) 2020 e do PSS (dia 16) realizados em maio de 2021 respectivamente. Parabéns aos calouros! Bem-vindos! (Ou não, rs). Ficou na lista de espera? Tenha paciência que logo será um jornamigo! Manual dos Calouros – Estudar na UEPG (em aulas presenciais) Bem-vindx, calourx! A universidade é diferente das escolas de ensino médio. Por isso, fizemos esse manual para ajudar vocês com possíveis dúvidas sobre o funcionamento das coisas. Esperamos que se adaptem bem e que se divirtam conosco! Mais informações você encontra no Guia do Estudante da UEPG. R.A. O Registro Acadêmico (R.A.) é equivalente ao seu nome em números. Com ele e sua senha você acessa o Acadêmico Online (Portal da UEPG) onde estão suas notas, faltas, documentos, entre outras coisas relevantes para sua passagem pela universidade. É importante que você decore e/ou tenha sempre em m

A Rádio Resistência Voltou!!!

As aulas de 2022 começaram e o Cajor trouxe depois de dois anos parado a volta da Rádio Resistência. No dia 16, no horário de intervalo do almoço, o coordenador geral do Cajor, Leonardo Duarte, esteve apresentando a Rádio e lendo o famoso horóscopo para o pessoal na fila do R.U. O nosso treinador dos futuros participantes da Rádio Resistência, o aluno do curso de Jornalismo, Cássio Murilo, além de trazer seus discos de vinil para tocar um sonzinho - diga-se de passagem que saiu no prejuízo após um incidente com eletricidade -, esteve cantando. A nossa representante do Cajor, Quiara Camargo, declamou seu poema para o pessoal no pátio. Confira algumas fotos que o veterano do nosso curso Yuri Marcinik fez. Logo teremos mais edições. E não esqueçam, o microfone é aberto e todos podem participar.

Oficina de stencil incentiva forma de expressação artística

 Alunos de jornalismo participam de atividade cultural nesta segunda-feira Iniciativa do Centro Acadêmico João do Rio (Cajor) traz oficina de Stencil aos estudantes de jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) nesta segunda-feira (04/11). André Jonsson e Kelvin Vieira, ambos do 2º ano, ministraram a oficina, que contou com 13 participantes. O Cajor ofereceu tinta acrílica, cartolina e estiletes, a oficina começou às 10h e terminou as 13h30min.             André Jonsson aprendeu esta arte com seus amigos há cinco anos, faz stencil no quarto, na rua e nas paredes internas do Cajor. A última, com stencil de algumas personalidades do curso de jornalismo trouxe a curiosidade dos estudantes, que perguntavam como era feito. “Comecei a tirar fotos das pessoas, vetorizar (procedimento de edição de imagem) , fazer os stencil na parede e as pessoas ficavam curiosas.” diz Jonsson. altos stencil colados               O conhecimento dos softwares de edição de imagem,