Pular para o conteúdo principal

Estudantes de Jornalismo reinvindicam melhorias no curso

Por Karina Chichanoski

Na tarde desta terça-feira, dia 16, estudantes do curso de Jornalismo da UEPG, liderados pelo Centro Academico João do Rio (CAJOR), reuniram-se com o Reitor da instituição, Luciano Sant'Ana Vargas, para apresentar uma carta com reinvidicações do curso.
A carta solicita a retomada da reforma do laboratório de televisão, cujo término estava previsto para Maio deste ano, a compra de oito novas câmeras de filmagem e cartões de memória e o conserto ou troca de 30 computadores que se encontram quebrados ou ultrapassados.
Foto: André Lopes

Durante a conversa, o Reitor assumiu o compromisso de cuidar pessoalmente da questão e garantiu que, dentro de um mês, as obras já terão iniciado. “Vai ter que sair este ano. Não podemos nem pensar que isso se perpetue até ano que vem”, afirmou.
Quanto aos materias, como câmeras de vídeo, cartões de memória e computadores, ele disse que não tem condição de atender ou garantir que cheguem ao curso, pois não são de sua alçada. “Estes materiais precisam ser primeiro requeridos pela Chefe de Departamento e passar por processo licitatório”.
A presidente do CAJOR, Nicoly França, diz que a situação não pode se arrastar mais. “Saimos da reunião com algo positivo, ele assumiu este compromisso de um mês e nós iremos cobrar”. Nicoly ressalta ainda que se as obras não retornarem dentro do prazo prometido, tudo indica uma greve estudantil a partir do dia 21 de outubro.
O curso de Jornalismo na UEPG figura como o nono melhor do país e melhor do estado no ranking por qualidade de ensino organizado pela Folha de S. Paulo. Foi, também, condecorado no início do mês com o prêmio Luiz Beltrão de pesquisa em Jornalismo. Possui 28 anos de história, diversas projetos de pesquisa e extensão e atende 136 alunos que cursam a graduação. 

Postagens mais visitadas deste blog

Calouros em Jornalismo, sejam bem vindos!

A Comissão Permanente de Seleção (CPS) da Universidade Estadual de Ponta Grossa divulgou ontem (29) a lista de aprovados no vestibular (dias dois e três) 2020 e do PSS (dia 16) realizados em maio de 2021 respectivamente. Parabéns aos calouros! Bem-vindos! (Ou não, rs). Ficou na lista de espera? Tenha paciência que logo será um jornamigo! Manual dos Calouros – Estudar na UEPG (em aulas presenciais) Bem-vindx, calourx! A universidade é diferente das escolas de ensino médio. Por isso, fizemos esse manual para ajudar vocês com possíveis dúvidas sobre o funcionamento das coisas. Esperamos que se adaptem bem e que se divirtam conosco! Mais informações você encontra no Guia do Estudante da UEPG. R.A. O Registro Acadêmico (R.A.) é equivalente ao seu nome em números. Com ele e sua senha você acessa o Acadêmico Online (Portal da UEPG) onde estão suas notas, faltas, documentos, entre outras coisas relevantes para sua passagem pela universidade. É importante que você decore e/ou tenha sempre em m

A Rádio Resistência Voltou!!!

As aulas de 2022 começaram e o Cajor trouxe depois de dois anos parado a volta da Rádio Resistência. No dia 16, no horário de intervalo do almoço, o coordenador geral do Cajor, Leonardo Duarte, esteve apresentando a Rádio e lendo o famoso horóscopo para o pessoal na fila do R.U. O nosso treinador dos futuros participantes da Rádio Resistência, o aluno do curso de Jornalismo, Cássio Murilo, além de trazer seus discos de vinil para tocar um sonzinho - diga-se de passagem que saiu no prejuízo após um incidente com eletricidade -, esteve cantando. A nossa representante do Cajor, Quiara Camargo, declamou seu poema para o pessoal no pátio. Confira algumas fotos que o veterano do nosso curso Yuri Marcinik fez. Logo teremos mais edições. E não esqueçam, o microfone é aberto e todos podem participar.

Oficina de stencil incentiva forma de expressação artística

 Alunos de jornalismo participam de atividade cultural nesta segunda-feira Iniciativa do Centro Acadêmico João do Rio (Cajor) traz oficina de Stencil aos estudantes de jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) nesta segunda-feira (04/11). André Jonsson e Kelvin Vieira, ambos do 2º ano, ministraram a oficina, que contou com 13 participantes. O Cajor ofereceu tinta acrílica, cartolina e estiletes, a oficina começou às 10h e terminou as 13h30min.             André Jonsson aprendeu esta arte com seus amigos há cinco anos, faz stencil no quarto, na rua e nas paredes internas do Cajor. A última, com stencil de algumas personalidades do curso de jornalismo trouxe a curiosidade dos estudantes, que perguntavam como era feito. “Comecei a tirar fotos das pessoas, vetorizar (procedimento de edição de imagem) , fazer os stencil na parede e as pessoas ficavam curiosas.” diz Jonsson. altos stencil colados               O conhecimento dos softwares de edição de imagem,