Pular para o conteúdo principal

Estudantes da UEPG dão sua opinião sobre estágio obrigatório em Jornalismo

Universidades terão até 2015 para acatar decisão do MEC e reformularem seus currículos. Professores e alunos da UEPG dão suas opiniões sobre estágio obrigatório


Professores e alunos de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) têm o prazo de dois anos para a implantação das Novas Diretrizes Curriculares nos Cursos de Jornalismo. O prazo foi imposto pelo Ministério da Educação (MEC na última terça-feira (1/10). Com a implantação o estágio, até então proibido pelo artigo 19 do Decreto 83.284/79, passaria a ser obrigatório.
A professora Karina Janz Woitowicz, do departamento de Jornalismo da UEPG diz que a Universidade tem todas as condições de fazer o currículo de acordo com as Novas Diretrizes, de procurar onde é falho e melhorar. Karina também acredita que os profissionais que fizerem estágio terão maior conhecimento da área, mas não necessariamente estarão preparados, é preciso entender a profissão do jornalista.
 O estudante, André Jonsson não está contente com a situação.

Nicoly França, aluna e presidente do Centro Acadêmico João do Rio (Cajor) da UEPG acredita que mesmo que o curso de jornalismo tenha atividades laboratoriais, o profissional não está pronto para o mercado.  Com o estágio tornará a qualificação melhor. Em relação a regulamentação do estágio, Nicoly quer maior fiscalização, por que se não pode virar problemas de condições de trabalho.
Já para o aluno do segundo ano de Jornalismo, André Jonsson, o estágio obrigatório trará experiência de trabalho. “Atualmente formam-se profissionais sem experiência alguma, que não sabem como é trabalhar num jornal diário”, completa. Jonsson critica a universidade: “a UEPG está atrasada em muita coisa, é jornalismo da década de 70, porém a base teórica é muito boa, formam-se bons pesquisadores.”

A estudante do primeiro ano de jornalismo, Desirée Pechefist, também concorda que o estágio obrigatório é importante. “Na prática, dá para visualizar outra realidade, pois não é como os projetos disponíveis no curso, por isso é preciso o estágio para ter noção do mercado e do produto real da mídia”. Desirée completa que saberá se a universidade estará preparada quando posta em prática.


Por Carine Cruz

Postagens mais visitadas deste blog

Calouros em Jornalismo, sejam bem vindos!

A Comissão Permanente de Seleção (CPS) da Universidade Estadual de Ponta Grossa divulgou ontem (29) a lista de aprovados no vestibular (dias dois e três) 2020 e do PSS (dia 16) realizados em maio de 2021 respectivamente. Parabéns aos calouros! Bem-vindos! (Ou não, rs). Ficou na lista de espera? Tenha paciência que logo será um jornamigo! Manual dos Calouros – Estudar na UEPG (em aulas presenciais) Bem-vindx, calourx! A universidade é diferente das escolas de ensino médio. Por isso, fizemos esse manual para ajudar vocês com possíveis dúvidas sobre o funcionamento das coisas. Esperamos que se adaptem bem e que se divirtam conosco! Mais informações você encontra no Guia do Estudante da UEPG. R.A. O Registro Acadêmico (R.A.) é equivalente ao seu nome em números. Com ele e sua senha você acessa o Acadêmico Online (Portal da UEPG) onde estão suas notas, faltas, documentos, entre outras coisas relevantes para sua passagem pela universidade. É importante que você decore e/ou tenha sempre em m

A Rádio Resistência Voltou!!!

As aulas de 2022 começaram e o Cajor trouxe depois de dois anos parado a volta da Rádio Resistência. No dia 16, no horário de intervalo do almoço, o coordenador geral do Cajor, Leonardo Duarte, esteve apresentando a Rádio e lendo o famoso horóscopo para o pessoal na fila do R.U. O nosso treinador dos futuros participantes da Rádio Resistência, o aluno do curso de Jornalismo, Cássio Murilo, além de trazer seus discos de vinil para tocar um sonzinho - diga-se de passagem que saiu no prejuízo após um incidente com eletricidade -, esteve cantando. A nossa representante do Cajor, Quiara Camargo, declamou seu poema para o pessoal no pátio. Confira algumas fotos que o veterano do nosso curso Yuri Marcinik fez. Logo teremos mais edições. E não esqueçam, o microfone é aberto e todos podem participar.

Oficina de stencil incentiva forma de expressação artística

 Alunos de jornalismo participam de atividade cultural nesta segunda-feira Iniciativa do Centro Acadêmico João do Rio (Cajor) traz oficina de Stencil aos estudantes de jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) nesta segunda-feira (04/11). André Jonsson e Kelvin Vieira, ambos do 2º ano, ministraram a oficina, que contou com 13 participantes. O Cajor ofereceu tinta acrílica, cartolina e estiletes, a oficina começou às 10h e terminou as 13h30min.             André Jonsson aprendeu esta arte com seus amigos há cinco anos, faz stencil no quarto, na rua e nas paredes internas do Cajor. A última, com stencil de algumas personalidades do curso de jornalismo trouxe a curiosidade dos estudantes, que perguntavam como era feito. “Comecei a tirar fotos das pessoas, vetorizar (procedimento de edição de imagem) , fazer os stencil na parede e as pessoas ficavam curiosas.” diz Jonsson. altos stencil colados               O conhecimento dos softwares de edição de imagem,