Pular para o conteúdo principal

Repasse reunião sobre o estágio não-obrigatório em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa

Na última quinta-feira (27), o Departamento de Jornalismo, reunido junto aos representantes do Centro Acadêmico João do Rio (Cajor) André Jonsson, José Gabriel Tramontin e Lucas Matos, e ao Representante Discente Rubens Anater, debateu a questão do regulamento para a prática do estágio em Jornalismo.

O regulamento atual permite que estudantes do terceiro e quarto anos do curso de Jornalismo realizem o estágio não obrigatório em empresas jornalísticas por apenas quatro meses, sem possibilidade de renovação. Friso, aqui, que a escolha do tempo é inferior ao determinado pela Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ). Segundo o item três, referente às Normas para Aplicação do Estágio Acadêmico em Jornalismo, elaborado pela FENAJ em 2008, apontado no item J: “J) O tempo de estágio para cada estudante será de seis meses, prorrogáveis por no máximo mais seis meses, não devendo, em hipótese alguma, extrapolar este prazo;”.

A limitação de tempo na prática do estágio imposto pela UEPG é a maior reclamação dos estudantes no que diz respeito a prática estágio agora regulamentado, fazendo com que muitos busquem fazer “estágios” irregulares, caracterizados mais como emprego formal em jornalismo do que como prática acadêmica. Esta prática acaba trazendo malefícios para o estudante, que passa a ser explorado como mão de obra barata, e a classe de jornalistas que acaba sendo substituída por esta mão de obra.

Apesar de algumas diretrizes trazerem benefícios, como a limitação do tempo de serviço em quatro horas diárias e impõem que o estagiário não trabalhe em fim de semanas, feriados e durante as férias universitárias e além das 22 horas, percebe-se que o regulamento adotado pela UEPG não corresponde à lógica do mercado atual de jornalismo. Hoje é desinteressante para as empresas o contrato de um estagiário pelo período de quatro meses, sem a possibilidade de renovação, pois a experiência eficaz demandaria maior tempo para familiarização do estagiário com a empresa.

Entendemos ainda que o estágio surge como uma forma de aprimoramento acadêmico do estudante, por isso temos obrigações como o cumprimento de 20h semanais, a orientação de estágio e a necessidade de se redigir um relatório final de estágio ao término dos quatro meses, para que só assim seja possível a contabilização de horas e experiência no currículo. Garantia que não é dada ao se fazer um estágio “por fora”, não-vinculado ao curso, e exercido por alguns estudantes, devido à maior facilidade e necessidade de experiência, e também o retorno financeiro.

CAFOFO. Membros do Cajor se reúnem para decidir coisas importantes

Na reunião realizada junto ao Dejor foi esclarecido que o regimento atual não pode ser alterado até o fim do ano. Devido a um embargo burocrático imposto pela instituição toda e qualquer mudança para este ano deveria ter sido protocolada até junho do ano passado (2013). Portanto, o departamento solicitou para que nós, estudantes, apontemos nossos descontentamentos sobre a regulamentação e redijamos um documento para ser discutido e possivelmente protocolado para entrar em vigor já em 2015. Infelizmente estudantes do quarto ano não poderão usufruir de seus direitos e deveres como estagiários. Ainda, assim pedimos encarecidamente que os colegas, de todos os anos, ajudem o Cajor na elaboração do
documento, visto que este espaço para discutir as diretrizes e o Regulamento foram conquistados em meio ao departamento, que se dispôs a debater nossas demandas.

Aos estudantes que realizam o estágio “por fora”, fica o indicativo que o departamento nada pode fazer em relação a mudança e/ou adaptação de horários e qualquer abuso sofrido na prática, visto que a atividade é irregular. 

O descaso do departamento para com estes estudantes é mais uma prova do entrave colocado por nossos professores no diálogo entre as partes. Por fim, qualquer estudante que esteja se sentido lesado na prática do estágio irregular deve procurar o Sindicato dos Jornalistas (SindiJor).

Qualquer dúvida ou sugestão, por favor procurar um dos membros do Cajor presentes na reunião, o representante discente ou através do e-mail cajoronline@gmail.com.

Atenciosamente,
Centro Acadêmico João do Rio

Postagens mais visitadas deste blog

Calouros em Jornalismo, sejam bem vindos!

A Comissão Permanente de Seleção (CPS) da Universidade Estadual de Ponta Grossa divulgou ontem (29) a lista de aprovados no vestibular (dias dois e três) 2020 e do PSS (dia 16) realizados em maio de 2021 respectivamente. Parabéns aos calouros! Bem-vindos! (Ou não, rs). Ficou na lista de espera? Tenha paciência que logo será um jornamigo! Manual dos Calouros – Estudar na UEPG (em aulas presenciais) Bem-vindx, calourx! A universidade é diferente das escolas de ensino médio. Por isso, fizemos esse manual para ajudar vocês com possíveis dúvidas sobre o funcionamento das coisas. Esperamos que se adaptem bem e que se divirtam conosco! Mais informações você encontra no Guia do Estudante da UEPG. R.A. O Registro Acadêmico (R.A.) é equivalente ao seu nome em números. Com ele e sua senha você acessa o Acadêmico Online (Portal da UEPG) onde estão suas notas, faltas, documentos, entre outras coisas relevantes para sua passagem pela universidade. É importante que você decore e/ou tenha sempre em m...

Participe dos Concursos Culturais na Semana de Comunicação

Como parte das atividades culturais da XXII Semana de Estudos em Comunicação, o Centro Acadêmico João do Rio promove os Concursos Culturais, onde qualquer estudante de Jornalismo pode participar. As inscrições para os concursos têm início no dia 21 de agosto e vão até o dia 27 de agosto (próxima terça-feira). Os materiais para os Concursos Culturais devem ser enviados pela internet até às 23h59 do dia 27 de agosto para o e-mail do cajor: cajoronline@gmail.com. Para se inscrever, os estudantes devem fazer o pagamento de R$ 5,00 para participar de quantas categorias quiser. O pagamento deve ser feito aos membros do CAJOR até o dia 27 de agosto, ou mesmo diretamente nos dois primeiros dias (26 e 27) na Rádio Resistência no pátio do Dejor. As categorias são: Reportagem (áudio, texto, vídeo). Tema: Livre Fotografia. Tema: Cultura em Ponta Grossa Crônica. Tema: Cultura em Ponta Grossa Crítica. Tema: Livre Confira o REGULAMENTO COMPLETO . Participe! Boa Sorte!

Nota de repúdio às prisões de manifestantes

A Liberdade de expressão; à direita O aluno de Licenciatura em História da UEPG é detido e demitido de estágio na Prefeitura de PG por manifesto durante cerimônia na Câmara Municipal. A repressão política e de liberdade de expressão ocorreu na manhã do dia 19/05, onde Wagner Souza e outros sete estudantes da Universidade Estadual de Ponta Grossa receberam o Governador com gritos de “Fora Richa”. Sobre o fundo musical do momento: “Fora PT”; a Guarda Municipal não deixa a desejar como Aparelho Ideológico do Estado e prontamente retira, com uso da força, os estudantes que criticavam os recorrentes cortes no custeio das Universidades.  No dia 20, três manifestantes também foram pressos em visita de Richa à Maringa. Eles tentavam entrar no local onde o Governador faria anúncios, mas foram detidos por " provocar tumulto ao portar-se de modo inconveniente ou desrespeitoso em solenidade ou ato oficial", como traz a apuração do portal G1 . Segundo Wagner, os alunos...