Pular para o conteúdo principal

Penúltimo dia da Seintre teve palestras focadas nas mídias digitais

O quinto dia da X Semana da Resistência foi marcado por debates voltados para as mídias digitais e seu impacto no jornalismo. Com um número maior de estudantes do que nos dias anteriores, o grande auditório da instituição teve a presença de Edgard Matsuki, repórter da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e do site da UOL, e de Gil Giardelli, professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e especialista em cultura digital.

Confira o vídeo produzido pela Agência de Jornalismo: https://www.youtube.com/watch?v=tEiXbZdmOZ0

Em um primeiro momento, Matsuki interagiu com a plateia, fez perguntas e entregou prêmios para quem respondesse suas perguntas sobre webjornalismo. Formado na UEPG, o repórter da EBC contou que achava muito estranho voltar para a instituição, pois é “um lugar que eu sempre tive muito orgulho de estudar”, ressalta. Ele explicou sobre seu trabalho tanto no site da UOL, quanto na EBC, e compartilhou histórias de coberturas de imprensa ou quando enviou matérias erradas para os websites, devido à correria do cotidiano.

Matsuki também deu algumas dicas para os futuros jornalistas que estavam em sua palestra e ressaltou que para entrar no mercado de trabalho das mídias digitais é preciso muito mais que apurar e escrever uma matéria, é necessário “chegar com ela quase pronta no local, já que você precisa ser rápido para seu texto ser o primeiro a ser publicado”, relata. Além dos trabalhos na UOL e na EBC, ele também possui um blog, o Boatos.org, e conta que não adianta ter um domínio próprio na internet, “se você não tem técnica de reportagem ou programação”, adiciona.



O segundo palestrante começou seu discurso com uma breve história sobre as mídias digitais, o capitalismo, a geração atual e como isso atinge os meios de comunicação. Na mesma velocidade que as notícias correm pelo ciberespaço, Giardelli falou de vários assuntos, como as novas tecnologias, o espaço do ser humano no jornalismo robô e da importância do universo multimídia dentro do jornalismo, pois “escrever é bacana, porém 91% do conteúdo este ano será em vídeos”, conta.

Ao final da palestra, Giardelli focou em como os estudantes de jornalismo deveriam pensar no papel do Brasil no mundo e, principalmente, o futuro da comunicação. Ele ressalta que “os alunos não estão mais saindo da universidade como jornalistas, mas como gestores de inovação e conhecimento”. Ao término de seu discurso, Giardelli foi muito aplaudido pela plateia e o ciclo de debates iniciou-se com várias perguntas.

À tarde, as oficinas seguiram o roteiro da Seintre e iniciaram às 13h30 com o tema “Webjornalismo em blogs”, ministrada por Edgard Matsuki, e às 15h30 com a fonoaudióloga Daniela Almeida, que ensinou os estudantes a melhorarem suas locuções. Amanhã (16), último dia da X Semana da Resistência, haverá uma discussão sobre a reforma curricular do curso de jornalismo e uma oficina de televisão, às 10h, com dois repórteres da RPC. 

Vale lembrar que amanhã, a partir das 18h30, no Cine-Teatro Ópera, tem o Show de Talentos e a divulgação do resultado dos concursos. As inscrições para o evento continuam abertas. Para se inscrever, basta procurar os organizadores da Seintre no Grande Auditório, durante o período das palestras.

Texto: Marina Demartini
Foto: Stephanie Estivalletti

Postagens mais visitadas deste blog

Calouros em Jornalismo, sejam bem vindos!

A Comissão Permanente de Seleção (CPS) da Universidade Estadual de Ponta Grossa divulgou ontem (29) a lista de aprovados no vestibular (dias dois e três) 2020 e do PSS (dia 16) realizados em maio de 2021 respectivamente. Parabéns aos calouros! Bem-vindos! (Ou não, rs). Ficou na lista de espera? Tenha paciência que logo será um jornamigo! Manual dos Calouros – Estudar na UEPG (em aulas presenciais) Bem-vindx, calourx! A universidade é diferente das escolas de ensino médio. Por isso, fizemos esse manual para ajudar vocês com possíveis dúvidas sobre o funcionamento das coisas. Esperamos que se adaptem bem e que se divirtam conosco! Mais informações você encontra no Guia do Estudante da UEPG. R.A. O Registro Acadêmico (R.A.) é equivalente ao seu nome em números. Com ele e sua senha você acessa o Acadêmico Online (Portal da UEPG) onde estão suas notas, faltas, documentos, entre outras coisas relevantes para sua passagem pela universidade. É importante que você decore e/ou tenha sempre em m

A Rádio Resistência Voltou!!!

As aulas de 2022 começaram e o Cajor trouxe depois de dois anos parado a volta da Rádio Resistência. No dia 16, no horário de intervalo do almoço, o coordenador geral do Cajor, Leonardo Duarte, esteve apresentando a Rádio e lendo o famoso horóscopo para o pessoal na fila do R.U. O nosso treinador dos futuros participantes da Rádio Resistência, o aluno do curso de Jornalismo, Cássio Murilo, além de trazer seus discos de vinil para tocar um sonzinho - diga-se de passagem que saiu no prejuízo após um incidente com eletricidade -, esteve cantando. A nossa representante do Cajor, Quiara Camargo, declamou seu poema para o pessoal no pátio. Confira algumas fotos que o veterano do nosso curso Yuri Marcinik fez. Logo teremos mais edições. E não esqueçam, o microfone é aberto e todos podem participar.

Oficina de stencil incentiva forma de expressação artística

 Alunos de jornalismo participam de atividade cultural nesta segunda-feira Iniciativa do Centro Acadêmico João do Rio (Cajor) traz oficina de Stencil aos estudantes de jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) nesta segunda-feira (04/11). André Jonsson e Kelvin Vieira, ambos do 2º ano, ministraram a oficina, que contou com 13 participantes. O Cajor ofereceu tinta acrílica, cartolina e estiletes, a oficina começou às 10h e terminou as 13h30min.             André Jonsson aprendeu esta arte com seus amigos há cinco anos, faz stencil no quarto, na rua e nas paredes internas do Cajor. A última, com stencil de algumas personalidades do curso de jornalismo trouxe a curiosidade dos estudantes, que perguntavam como era feito. “Comecei a tirar fotos das pessoas, vetorizar (procedimento de edição de imagem) , fazer os stencil na parede e as pessoas ficavam curiosas.” diz Jonsson. altos stencil colados               O conhecimento dos softwares de edição de imagem,