Pular para o conteúdo principal

Dúvida ululante que pulula a vida brasileira


Uma névoa percorre na cidade - sutil e quase transparente. Não se sabe ao certo oque ela esconde, nem suas intenções. Só provoca suspeitas, alimentadas por umadegradante sensação de que algo esteja errado.

Wagner de Souza, estudante de história na UEPG, brandava para o homem centrodas atenções na câmara dos vereadores - governador Beto Richa, com seu sorriso decelebridade. Os companheiros do estudante abafavam qualquer homenagem ao homemcentro das atenções - celebridade sim, por ter atacado com bombas e tiros os professores.

Os gritos de revolta logo viraram aplausos quando a guarda municipal e a políciado palácio tiraram Wagner e seus companheiros de lá. Surpresa? Para quem autorizou oMassacre de 29 de Abril isto não é nada. E assim a cerimônia continua com toda sua.

O estudante mal saiu do recinto e se viu cercado por truculência. “Pressãopsicológica”, como descreveu o momento - boas palavras para se referir ao camburão.Sim. Ele foi preso por expressar seus sentimentos (lembra 1964?). A névoa se dissipoupara o rapaz, e ele conseguiu ver a realidade cristalina.

Para quem continua na mesma névoa as dúvidas fluem como a respiração: comocaminhar a passos livres com a visão encoberta? como questionar se mal sabemos com oque estamos lidando? Tantas certezas sem provas, tantos foros privilegiados. Os anos sepassam e parece que não aprendemos nada.

Crônica de Matheus Pileggi; confira nossa opinião sobre o caso

Postagens mais visitadas deste blog

Calouros em Jornalismo, sejam bem vindos!

A Comissão Permanente de Seleção (CPS) da Universidade Estadual de Ponta Grossa divulgou ontem (29) a lista de aprovados no vestibular (dias dois e três) 2020 e do PSS (dia 16) realizados em maio de 2021 respectivamente. Parabéns aos calouros! Bem-vindos! (Ou não, rs). Ficou na lista de espera? Tenha paciência que logo será um jornamigo! Manual dos Calouros – Estudar na UEPG (em aulas presenciais) Bem-vindx, calourx! A universidade é diferente das escolas de ensino médio. Por isso, fizemos esse manual para ajudar vocês com possíveis dúvidas sobre o funcionamento das coisas. Esperamos que se adaptem bem e que se divirtam conosco! Mais informações você encontra no Guia do Estudante da UEPG. R.A. O Registro Acadêmico (R.A.) é equivalente ao seu nome em números. Com ele e sua senha você acessa o Acadêmico Online (Portal da UEPG) onde estão suas notas, faltas, documentos, entre outras coisas relevantes para sua passagem pela universidade. É importante que você decore e/ou tenha sempre em m

A Rádio Resistência Voltou!!!

As aulas de 2022 começaram e o Cajor trouxe depois de dois anos parado a volta da Rádio Resistência. No dia 16, no horário de intervalo do almoço, o coordenador geral do Cajor, Leonardo Duarte, esteve apresentando a Rádio e lendo o famoso horóscopo para o pessoal na fila do R.U. O nosso treinador dos futuros participantes da Rádio Resistência, o aluno do curso de Jornalismo, Cássio Murilo, além de trazer seus discos de vinil para tocar um sonzinho - diga-se de passagem que saiu no prejuízo após um incidente com eletricidade -, esteve cantando. A nossa representante do Cajor, Quiara Camargo, declamou seu poema para o pessoal no pátio. Confira algumas fotos que o veterano do nosso curso Yuri Marcinik fez. Logo teremos mais edições. E não esqueçam, o microfone é aberto e todos podem participar.

Oficina de stencil incentiva forma de expressação artística

 Alunos de jornalismo participam de atividade cultural nesta segunda-feira Iniciativa do Centro Acadêmico João do Rio (Cajor) traz oficina de Stencil aos estudantes de jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) nesta segunda-feira (04/11). André Jonsson e Kelvin Vieira, ambos do 2º ano, ministraram a oficina, que contou com 13 participantes. O Cajor ofereceu tinta acrílica, cartolina e estiletes, a oficina começou às 10h e terminou as 13h30min.             André Jonsson aprendeu esta arte com seus amigos há cinco anos, faz stencil no quarto, na rua e nas paredes internas do Cajor. A última, com stencil de algumas personalidades do curso de jornalismo trouxe a curiosidade dos estudantes, que perguntavam como era feito. “Comecei a tirar fotos das pessoas, vetorizar (procedimento de edição de imagem) , fazer os stencil na parede e as pessoas ficavam curiosas.” diz Jonsson. altos stencil colados               O conhecimento dos softwares de edição de imagem,