Pular para o conteúdo principal

Confira as oficinas da XVI Semana de Resistência

Na edição deste ano, a XVI Semana de Integração e Resistência traz quatro oficinas para aprimorar seu conhecimento dentro das especialidades do jornalismo e da comunicação. As inscrições das oficinas das 10h são realizadas pelo Formulário do Google até amanhã às 12h. 

Os convites para participar das oficinas já foram enviados para aqueles que fizeram suas inscrições. Acesse sua caixa de entrada do Gmail e confiram se receberam algum convite de agenda, confirmem sua participação em "sim". Ao confirmar terá acesso a descrição do evento, ao link da sala e receberá aviso prévio no dia da oficina.

Jornalismo Investigativo na cobertura local

O Jornalismo Investigativo é uma especialização do jornalismo em que o repórter reconstrói acontecimentos baseados em pesquisas e apurações realizadas pelo próprio. A oficina  "Jornalismo Investigativo" ocorre às 10h de quinta-feira (26) com Mauri Köngui, jornalista de 30 anos. Ganhou os prêmios Maria Moors Cabot Prize, Global Shining Light Award, International Press Freedom Awards, Lorenzo Natali Prize e o Prêmio de Direitos Humanos da Sociedade Interamericana de Imprensa. No Brasil, conquistou por duas vezes o Prêmio Esso regional e o Prêmio Vladimir Herzog. É autor de quatro livros, entre eles Narrativas de um correspondente de rua, O Brasil Oculto e Nos bastidores do mundo invisível.

 

Jornalismo de Dados

Jornalismo de dados ou o big data é a operação sobre o grande número de dados. É um novo modo de investigar e apurar para informar o público. A oficina de "Jornalismo de Dados na cobertura local" ocorre às 10h na quarta-feira (25) e será ministrado por Lucas Maia e Lucas Thaynan. Maia é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), sempre teve grande interesse por programação de computadores e tecnologias em geral. Descobriu o potencial da programação para ajudar a contar boas histórias após realizar um curso de Python para jornalistas no Centro Knight, em 2017, o que lhe rendeu a oportunidade de apresentar seu projeto de jornalismo de dados na sede da Google no Brasil. Acredita na atuação jornalística como forma de fortalecer a democracia e no poder de tornar dados públicos mais acessíveis a todos. Thaynan é jornalista formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pós-graduando em Jornalismo de Dados, Automação e Data Storytelling pelo Insper e designer apaixonado por dados e visualizações gráficas. Explorador-curioso de programação, é aficionado em contar histórias por meio dos números e em poder traduzir dados complexos em esquemas visuais de fácil entendimento. Ganhou várias premiações de Jornalismo realizadas em Alagoas.

 

Social Media

A internet está presente todo dia na vida das pessoas e as empresas buscam a presença nesse espaço digital, seja por estratégias de aproximação com seus clientes ou estratégia de marketing. Deste modo o profissional de social media colabora na elaboração do Plano de Comunicação dessas empresas. Na sexta-feira (27) às 10h a oficina de "Social Media" será ministrada por Larissa Gould de Assis, graduada em Comunicação Social pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (2013) e especialização em Mídia, Informação e Cultura no Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (2019). É cofundadora e editora da rede Jornalistas Livres, membra da Direção Nacional do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e editora de Mídias Sociais do Brasil de Fato.

 

Fotojornalismo

O fotojornalismo é uma área da fotografia e do jornalismo. O fotojornalista busca informar um momento através da fotografia. Na sexta-feira (27) às 14h, a última oficina será "Cobertura Fotojornalística: técnica, critérios e desafios da seleção de imagens jornalísticas" com Emanuelle Benício, estudante do quarto ano de jornalismo na UEPG e pauteira do programa 'Minuto Telêmaco'. Pesquisadora PIBIC pela Fundação Araucária. Integrante do projeto de extensão Lente Quente. Foi Bolsista pelo Lente em 2018 e pelo projeto de pesquisa Lógicas de Produção e Consumo em Jornalismo em 2019/2020, no qual desenvolveu a pesquisa 'Edição no fotojornalismo: seleção de imagens na cobertura política do projeto Lente Quente'. Trabalhou na rádio Vale do Tibagi como locutora e sonoplasta e participou do 12º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão como coordenadora e editora-chefe da equipe Fabiana Moraes. A inscrição pode ser realizada pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSczHmQeutlMhCctGK1Te6pEeVbaeMHQ-PipZzzl0-fa966rHA/viewform?usp=sf_link até amanhã às 20h.

Dúvidas ou ainda não recebeu o convite? Entre em contato pelo e-mail cajoronline@gmail.com.

Postagens mais visitadas deste blog

Calouros em Jornalismo, sejam bem vindos!

A Comissão Permanente de Seleção (CPS) da Universidade Estadual de Ponta Grossa divulgou ontem (29) a lista de aprovados no vestibular (dias dois e três) 2020 e do PSS (dia 16) realizados em maio de 2021 respectivamente. Parabéns aos calouros! Bem-vindos! (Ou não, rs). Ficou na lista de espera? Tenha paciência que logo será um jornamigo! Manual dos Calouros – Estudar na UEPG (em aulas presenciais) Bem-vindx, calourx! A universidade é diferente das escolas de ensino médio. Por isso, fizemos esse manual para ajudar vocês com possíveis dúvidas sobre o funcionamento das coisas. Esperamos que se adaptem bem e que se divirtam conosco! Mais informações você encontra no Guia do Estudante da UEPG. R.A. O Registro Acadêmico (R.A.) é equivalente ao seu nome em números. Com ele e sua senha você acessa o Acadêmico Online (Portal da UEPG) onde estão suas notas, faltas, documentos, entre outras coisas relevantes para sua passagem pela universidade. É importante que você decore e/ou tenha sempre em m

A Rádio Resistência Voltou!!!

As aulas de 2022 começaram e o Cajor trouxe depois de dois anos parado a volta da Rádio Resistência. No dia 16, no horário de intervalo do almoço, o coordenador geral do Cajor, Leonardo Duarte, esteve apresentando a Rádio e lendo o famoso horóscopo para o pessoal na fila do R.U. O nosso treinador dos futuros participantes da Rádio Resistência, o aluno do curso de Jornalismo, Cássio Murilo, além de trazer seus discos de vinil para tocar um sonzinho - diga-se de passagem que saiu no prejuízo após um incidente com eletricidade -, esteve cantando. A nossa representante do Cajor, Quiara Camargo, declamou seu poema para o pessoal no pátio. Confira algumas fotos que o veterano do nosso curso Yuri Marcinik fez. Logo teremos mais edições. E não esqueçam, o microfone é aberto e todos podem participar.

Oficina de stencil incentiva forma de expressação artística

 Alunos de jornalismo participam de atividade cultural nesta segunda-feira Iniciativa do Centro Acadêmico João do Rio (Cajor) traz oficina de Stencil aos estudantes de jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) nesta segunda-feira (04/11). André Jonsson e Kelvin Vieira, ambos do 2º ano, ministraram a oficina, que contou com 13 participantes. O Cajor ofereceu tinta acrílica, cartolina e estiletes, a oficina começou às 10h e terminou as 13h30min.             André Jonsson aprendeu esta arte com seus amigos há cinco anos, faz stencil no quarto, na rua e nas paredes internas do Cajor. A última, com stencil de algumas personalidades do curso de jornalismo trouxe a curiosidade dos estudantes, que perguntavam como era feito. “Comecei a tirar fotos das pessoas, vetorizar (procedimento de edição de imagem) , fazer os stencil na parede e as pessoas ficavam curiosas.” diz Jonsson. altos stencil colados               O conhecimento dos softwares de edição de imagem,