Pular para o conteúdo principal

Semana de Resistência debate tema “Brasil Desgovernado”

Entre os dias 24 a 27 deste mês, o Centro Acadêmico João do Rio (Cajor) do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realiza a XVI Semana de Integração e Resistência com o tema “Brasil desgovernado: as crises sanitárias, instabilidades institucionais e as implicações para o jornalismo”.

As palestras ocorrem entre os dias 24 a 26 às 19h com transmissão ao vivo pelo canal YouTube Cajor Online e também pela página do facebook do Cajor. Já as oficinas irão acontecer entre os dias 25 e 27, e as transmissões ocorrem pela plataforma Google Meet. Para isso, as inscrições devem ser realizadas até terça-feira (24), às 12h, pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdFv8BCniT-O9lBMruUdoj1fl92_6T8WISIFggSZz1eNMk-Lw/viewform?usp=sf_link. Todas as transmissões são gratuitas com certificados de duas horas por evento.

No segundo ano da Covid-19, o processo de vacinação trouxe esperança para população com a queda no número de infectados. A crise sanitária criada pelo coronavírus, onde 570 mil vidas foram perdidas, desestabilizou ainda mais os pilares democráticos do Brasil, que desde 2019, com a posse do atual governo, já vinham sofrendo pondo em risco nossa democracia. Com 130 pedidos de impeachment nas costas, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), compactua com o desgoverno, ameaças democráticas e o genocídio de Bolsonaro. Inflado por fake news e na tentativa de desestruturar a credibilidade do jornalismo, o presidente fez com que o Brasil caísse para a 94ª posição entre 161 países no relatório de liberdade de expressão realizado pela ONG Artigo 19. Nessa linha, a XVI Semana de Integração e Resistência busca o debate entre acadêmicos e comunidade para refletir como cada um pode agir na sociedade em busca de seus direitos e deveres.

Nas lives, discutiremos os desdobramentos das crises sanitárias, instabilidades institucionais e as implicações para o jornalismo com participantes de várias regiões do país. Nas oficinas serão abordadas questões mais acadêmicas para ampliar conhecimentos sobre jornalismo de dados, jornalismo investigativo e social media.

O evento é tradicional no curso e procura debater temas de interesse coletivo e que interfiram na sociedade brasileira. A Coordenadora Geral do Cajor e integrante da Comissão de Organização do evento,  Ana Luiza Bertelli Dimbarre, vê o tema deste ano “importante para refletirmos sobre os pilares da sociedade que estão sendo afetados pelos políticos dos Poderes Públicos que não cumprem com seus deveres”.

A edição deste ano é um desdobramento do evento do ano passado com tema “O jornalismo e os desafios das crises de 2020” que além de comemorar os XV anos da Semana de Integração e Resistência, trouxe debates sobre a covid-19 e as adaptações do jornalismo durante a pandemia. É o segundo ano que ocorre no formato on-line e todas as transmissões são abertas a todos da comunidade acadêmica e público em geral. A acadêmica do quarto ano de jornalismo da UEPG, Emanuelle Benício, comenta o lado positivo do formato on-line. “No formato on-line abre muito mais um leque de pessoas que possam participar, isso nos ajuda a dar mais engajamento com os participantes”.

Postagens mais visitadas deste blog

Calouros em Jornalismo, sejam bem vindos!

A Comissão Permanente de Seleção (CPS) da Universidade Estadual de Ponta Grossa divulgou ontem (29) a lista de aprovados no vestibular (dias dois e três) 2020 e do PSS (dia 16) realizados em maio de 2021 respectivamente. Parabéns aos calouros! Bem-vindos! (Ou não, rs). Ficou na lista de espera? Tenha paciência que logo será um jornamigo! Manual dos Calouros – Estudar na UEPG (em aulas presenciais) Bem-vindx, calourx! A universidade é diferente das escolas de ensino médio. Por isso, fizemos esse manual para ajudar vocês com possíveis dúvidas sobre o funcionamento das coisas. Esperamos que se adaptem bem e que se divirtam conosco! Mais informações você encontra no Guia do Estudante da UEPG. R.A. O Registro Acadêmico (R.A.) é equivalente ao seu nome em números. Com ele e sua senha você acessa o Acadêmico Online (Portal da UEPG) onde estão suas notas, faltas, documentos, entre outras coisas relevantes para sua passagem pela universidade. É importante que você decore e/ou tenha sempre em m

A Rádio Resistência Voltou!!!

As aulas de 2022 começaram e o Cajor trouxe depois de dois anos parado a volta da Rádio Resistência. No dia 16, no horário de intervalo do almoço, o coordenador geral do Cajor, Leonardo Duarte, esteve apresentando a Rádio e lendo o famoso horóscopo para o pessoal na fila do R.U. O nosso treinador dos futuros participantes da Rádio Resistência, o aluno do curso de Jornalismo, Cássio Murilo, além de trazer seus discos de vinil para tocar um sonzinho - diga-se de passagem que saiu no prejuízo após um incidente com eletricidade -, esteve cantando. A nossa representante do Cajor, Quiara Camargo, declamou seu poema para o pessoal no pátio. Confira algumas fotos que o veterano do nosso curso Yuri Marcinik fez. Logo teremos mais edições. E não esqueçam, o microfone é aberto e todos podem participar.

Oficina de stencil incentiva forma de expressação artística

 Alunos de jornalismo participam de atividade cultural nesta segunda-feira Iniciativa do Centro Acadêmico João do Rio (Cajor) traz oficina de Stencil aos estudantes de jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) nesta segunda-feira (04/11). André Jonsson e Kelvin Vieira, ambos do 2º ano, ministraram a oficina, que contou com 13 participantes. O Cajor ofereceu tinta acrílica, cartolina e estiletes, a oficina começou às 10h e terminou as 13h30min.             André Jonsson aprendeu esta arte com seus amigos há cinco anos, faz stencil no quarto, na rua e nas paredes internas do Cajor. A última, com stencil de algumas personalidades do curso de jornalismo trouxe a curiosidade dos estudantes, que perguntavam como era feito. “Comecei a tirar fotos das pessoas, vetorizar (procedimento de edição de imagem) , fazer os stencil na parede e as pessoas ficavam curiosas.” diz Jonsson. altos stencil colados               O conhecimento dos softwares de edição de imagem,