Pular para o conteúdo principal

Amarelo não é só em setembro

Nossas vidas são importantes, mas não somente no mês do setembro amarelo

A pandemia trouxe um impacto maior para a saúde mental, em especial para os estudantes universitários. A queda de rendimento, risco de abandono ou desistência do curso, aumento da ansiedade e a tristeza frequente são sintomas comuns para esses grupos. Quando identificado precocemente a depressão, as chances de menos impactos na vida das pessoas são grandes.

Nesse sentido o Centro Acadêmico João do Rio (CAJOR) traz a campanha "O amarelo não é só em outubro". Toda vida importa, seja a sua, seja a do próximo. Se estiver passando por um momento delicado, não esquive em pedir ajuda, uma rede de apoio é necessário para que consiga passar por esse momento difícil. O assunto é tratado com tabu, mas todos merecem ser feliz.


O Caps ajuda e é gratuito pelo SUS

O Caps (Centro de Atendimento Psicossocial) é um atendimento especializado voltado a saúde mental e disponível gratuitamente pelo SUS. São pontos de atenção estratégicos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) que realizam atendimentos às pessoas com intenso sofrimento ou transtornos mentais graves Os pacientes são atendidos de acordo com o Projeto Terapêutico Singular, que consiste em um tratamento específico para cada indivíduo, elaborado pela equipe em conjunto com o paciente e, em alguns casos, com a família.

Os serviços prestados são diversos: atividades culturais, terapêuticos, orientações em grupos ou individuais, atendimento domiciliar e consultas médicas.


Sabe onde pedir ajuda? Vamos mostrar a vocês quais os meios

- Centro de Valorização a Vida - 188 ou pelo site


Ponta Grossa

- Caps AD - álcool e outras drogas (acolhimento de pessoas com necessidades relacionados ao consumo de álcool, crack e outras drogas) - (42) 3220-1015 ramais: 4047 e 4048. Localização: Rua Vicente Spósito S/N (ao lado do terminal de Uvaranas)

- Caps II (acolhimento de pessoas com intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes) - (42) 3220-1015 ramal: 4049 e 4536. Localização: Avenida Antônio Rodrigues Teixeira Júnior, 229. Jardim Carvalho

- Caps IJ - infanto-juvenil (acolhimento de crianças e adolescentes que apresentam intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes) - (42) 3220-1015 ramal 4541. Localização: Rua Reinaldo Ribas nº 156, Ronda

- Ambulatório da Saúde Mental (assistência a saúde mental através do atendimento de pessoas com transtornos mentais mais prevalentes, mas de gravidade moderada) - (42) 3220-1015 ramal: 4046. Localização: Rua Princesa Isabel, 228, em frente à Igreja São José


Castro

- Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) -  (42) 2122-5250, WhatsApp (42) 99968-4029. Localização: Rua XV de Novembro, 347 (antigo Cenaic)


Telêmaco Borba 

- Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) - (42) 3904-1824. Localização: Av. Osório de Almeida Taques, 116-144 - Centro


Irati

- Centro de Atendimento Psicossocial I (Caps I) - (42) 3422-9028. Localização: Rua Barão do Rio Branco, 26, Centro


Referência

Algazal Marin, G., Caetano, I. R. de A., Bianchin, J. M., & Cavicchioli, F. L. (2021). Depressão e efeits da covid-19 em universitários. InterAmerican Journal of Medicine and Health, 4. Disponível em: https://doi.org/10.31005/iajmh.v4i.187. Acesso em 19 de out de 2021.

Prefeitura de Ponta Grossa - Departamento de Saúde Mental.

Santos, L. B. dos, Nascimento, K. G. do, Fernandes, A. G. O., & Raminelli-da-Silva, T. de C. (2021). Prevalência, severidade e fatores associados à depressão em estudantes universitários. SMAD Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool E Drogas (Edição Em Português), 17(1), 92-100.. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2021.167804. Acesso em 19 de out de 2021.


Postagens mais visitadas deste blog

Calouros em Jornalismo, sejam bem vindos!

A Comissão Permanente de Seleção (CPS) da Universidade Estadual de Ponta Grossa divulgou ontem (29) a lista de aprovados no vestibular (dias dois e três) 2020 e do PSS (dia 16) realizados em maio de 2021 respectivamente. Parabéns aos calouros! Bem-vindos! (Ou não, rs). Ficou na lista de espera? Tenha paciência que logo será um jornamigo! Manual dos Calouros – Estudar na UEPG (em aulas presenciais) Bem-vindx, calourx! A universidade é diferente das escolas de ensino médio. Por isso, fizemos esse manual para ajudar vocês com possíveis dúvidas sobre o funcionamento das coisas. Esperamos que se adaptem bem e que se divirtam conosco! Mais informações você encontra no Guia do Estudante da UEPG. R.A. O Registro Acadêmico (R.A.) é equivalente ao seu nome em números. Com ele e sua senha você acessa o Acadêmico Online (Portal da UEPG) onde estão suas notas, faltas, documentos, entre outras coisas relevantes para sua passagem pela universidade. É importante que você decore e/ou tenha sempre em m

A Rádio Resistência Voltou!!!

As aulas de 2022 começaram e o Cajor trouxe depois de dois anos parado a volta da Rádio Resistência. No dia 16, no horário de intervalo do almoço, o coordenador geral do Cajor, Leonardo Duarte, esteve apresentando a Rádio e lendo o famoso horóscopo para o pessoal na fila do R.U. O nosso treinador dos futuros participantes da Rádio Resistência, o aluno do curso de Jornalismo, Cássio Murilo, além de trazer seus discos de vinil para tocar um sonzinho - diga-se de passagem que saiu no prejuízo após um incidente com eletricidade -, esteve cantando. A nossa representante do Cajor, Quiara Camargo, declamou seu poema para o pessoal no pátio. Confira algumas fotos que o veterano do nosso curso Yuri Marcinik fez. Logo teremos mais edições. E não esqueçam, o microfone é aberto e todos podem participar.

Oficina de stencil incentiva forma de expressação artística

 Alunos de jornalismo participam de atividade cultural nesta segunda-feira Iniciativa do Centro Acadêmico João do Rio (Cajor) traz oficina de Stencil aos estudantes de jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) nesta segunda-feira (04/11). André Jonsson e Kelvin Vieira, ambos do 2º ano, ministraram a oficina, que contou com 13 participantes. O Cajor ofereceu tinta acrílica, cartolina e estiletes, a oficina começou às 10h e terminou as 13h30min.             André Jonsson aprendeu esta arte com seus amigos há cinco anos, faz stencil no quarto, na rua e nas paredes internas do Cajor. A última, com stencil de algumas personalidades do curso de jornalismo trouxe a curiosidade dos estudantes, que perguntavam como era feito. “Comecei a tirar fotos das pessoas, vetorizar (procedimento de edição de imagem) , fazer os stencil na parede e as pessoas ficavam curiosas.” diz Jonsson. altos stencil colados               O conhecimento dos softwares de edição de imagem,