Pular para o conteúdo principal

Estudantes de Jornalismo UEPG realizam paralisação por falta de professores

Mesmo com a realização do Processo Seletivo para novos colaboradores, a Universidade não permite contratação devido ao período eleitoral

Estudantes de Jornalismo UEPG aderem a paralização em Assembleia Estudantil | Foto: Hebe Gonçalves 

Os estudantes do Departamento de Jornalismo (DeJor) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) fazem paralisação, a partir desta quarta-feira (28), devido à falta de professores para compor o quadro de aulas durante o ano letivo de 2022. Um terço das disciplinas está sem professores, o que afeta turmas do primeiro ao quarto ano. Atualmente, o quadro de docentes de Jornalismo conta com 11 efetivos, um afastado e três colaboradores, para todas as turmas de graduação e mestrado.

Para que todas as disciplinas da grade curricular, previstas para esse semestre, sejam ofertadas aos estudantes, o departamento precisa de, no mínimo, mais quatro docentes. Diante desse quadro, os estudantes decidiram paralisar as atividades acadêmicas durante a Assembleia Geral Estudantil, realizada na manhã desta quarta-feira (28), a fim de organizar e promover atos e manifestações para reivindicar melhorias no curso e a contratação imediata de professores.

Vale destacar que um Processo Seletivo para contratação de professores colaboradores foi realizado entre julho e agosto deste ano, após meses de solicitação e pressão do Colegiado do curso de Jornalismo junto à Universidade. Entretanto, até o momento, nenhum foi convocado. O motivo, segundo a Reitoria da UEPG, tem relação com o período eleitoral deste ano, devido ao Decreto PR 10161/2022, que, no artigo 9º, restringe a contratação de servidores públicos, entre outros atos, até a posse dos eleitos. Isso significa que o curso ficará sem professores até o próximo ano. Acontece que o Processo Seletivo foi solicitado pelo DeJor em abril. A chefe do Departamento e professora de Jornalismo Karina Janz Woitowicz diz que os docentes respeitam a posição dos estudantes por estarem cientes sobre a gravidade da situação. “De fato, o impedimento da contratação e os problemas que o departamento teve, devido a burocracia do Processo Seletivo que foi realizado, nos coloca em prejuízo quanto a qualidade de ensino que deveria ser ofertada no curso de Jornalismo”, afirma.

Uma manifestação em frente a Reitoria da Universidade, no Campus Uvaranas, está marcada para a manhã desta quinta-feira (29), a partir das 10h30. Para o estudante de Jornalismo e um dos coordenadores gerais do Centro Acadêmico João do Rio (Cajor), Leonardo Duarte, o curso de Jornalismo vem sendo ignorado pela Reitoria. "Fazer essa manifestação é uma forma de mostrar o descontentamento com a situação atual dos alunos que não sabem nem quando irão se formar, pois o sucateamento do curso é histórico, por isso exigimos que a Reitoria faça algo", enfatiza.

Como principais medidas, os estudantes solicitam com urgência uma audiência com o reitor Miguel Sanches Neto para que o diálogo seja estabelecido e a situação do curso seja tratada com a devida atenção. Mais informações serão divulgadas nas redes sociais do Cajor.


Ficha técnica:

Reportagem: Portal Periódico

Reportagem: Leriany Barbosa

Edição e publicação: Leriany Barbosa

Supervisão de produção: Cândida de Oliveira

Supervisão de publicação: Cândida de Oliveira e Ricardo Tesseroli

Postagens mais visitadas deste blog

Calouros em Jornalismo, sejam bem vindos!

A Comissão Permanente de Seleção (CPS) da Universidade Estadual de Ponta Grossa divulgou ontem (29) a lista de aprovados no vestibular (dias dois e três) 2020 e do PSS (dia 16) realizados em maio de 2021 respectivamente. Parabéns aos calouros! Bem-vindos! (Ou não, rs). Ficou na lista de espera? Tenha paciência que logo será um jornamigo! Manual dos Calouros – Estudar na UEPG (em aulas presenciais) Bem-vindx, calourx! A universidade é diferente das escolas de ensino médio. Por isso, fizemos esse manual para ajudar vocês com possíveis dúvidas sobre o funcionamento das coisas. Esperamos que se adaptem bem e que se divirtam conosco! Mais informações você encontra no Guia do Estudante da UEPG. R.A. O Registro Acadêmico (R.A.) é equivalente ao seu nome em números. Com ele e sua senha você acessa o Acadêmico Online (Portal da UEPG) onde estão suas notas, faltas, documentos, entre outras coisas relevantes para sua passagem pela universidade. É importante que você decore e/ou tenha sempre em m...

Participe dos Concursos Culturais na Semana de Comunicação

Como parte das atividades culturais da XXII Semana de Estudos em Comunicação, o Centro Acadêmico João do Rio promove os Concursos Culturais, onde qualquer estudante de Jornalismo pode participar. As inscrições para os concursos têm início no dia 21 de agosto e vão até o dia 27 de agosto (próxima terça-feira). Os materiais para os Concursos Culturais devem ser enviados pela internet até às 23h59 do dia 27 de agosto para o e-mail do cajor: cajoronline@gmail.com. Para se inscrever, os estudantes devem fazer o pagamento de R$ 5,00 para participar de quantas categorias quiser. O pagamento deve ser feito aos membros do CAJOR até o dia 27 de agosto, ou mesmo diretamente nos dois primeiros dias (26 e 27) na Rádio Resistência no pátio do Dejor. As categorias são: Reportagem (áudio, texto, vídeo). Tema: Livre Fotografia. Tema: Cultura em Ponta Grossa Crônica. Tema: Cultura em Ponta Grossa Crítica. Tema: Livre Confira o REGULAMENTO COMPLETO . Participe! Boa Sorte!

Nota de repúdio às prisões de manifestantes

A Liberdade de expressão; à direita O aluno de Licenciatura em História da UEPG é detido e demitido de estágio na Prefeitura de PG por manifesto durante cerimônia na Câmara Municipal. A repressão política e de liberdade de expressão ocorreu na manhã do dia 19/05, onde Wagner Souza e outros sete estudantes da Universidade Estadual de Ponta Grossa receberam o Governador com gritos de “Fora Richa”. Sobre o fundo musical do momento: “Fora PT”; a Guarda Municipal não deixa a desejar como Aparelho Ideológico do Estado e prontamente retira, com uso da força, os estudantes que criticavam os recorrentes cortes no custeio das Universidades.  No dia 20, três manifestantes também foram pressos em visita de Richa à Maringa. Eles tentavam entrar no local onde o Governador faria anúncios, mas foram detidos por " provocar tumulto ao portar-se de modo inconveniente ou desrespeitoso em solenidade ou ato oficial", como traz a apuração do portal G1 . Segundo Wagner, os alunos...