Pular para o conteúdo principal

NOTA: Estudantes de Jornalismo UEPG paralisam atividades por falta de professores

Nesta quarta-feira (28/09), durante Assembleia Geral realizada pela manhã no miniauditório da Universidade Estadual de Ponta Grossa no Campus Central (UEPG), os estudantes do Curso de Jornalismo decidiram paralisar atividades devido à falta de professores no Departamento. Nesse contexto, discentes do 2° ano correm o risco de estender a graduação para um quinto ano de curso, ao invés dos quatro previstos em currículo, e o 4º ano sofre com a possibilidade de não se formar dentro do calendário estipulado pela UEPG, que tem previsão para 18 de fevereiro de 2023.

O curso de Jornalismo conta em sua carga horária com 181ª horas semanais, somando as disciplinas de 1° ao 4° ano. Com a falta de quatro professores colaboradores, que cumprem 40 horas semanais, há uma defasagem de 62h, representando um terço do curso com carga vazia. Atualmente, o Departamento opera com 11 professores efetivos, dos quais 10 dividem seus horários entre a graduação e a pós-graduação, e três professores colaboradores. Dessa forma, chegamos ao total de 30% do corpo discente a menos. 

Apontamos ainda que o Departamento de Jornalismo necessita de melhorias em sua estrutura, visto que hoje se encontra debilitada. Os equipamentos também estão em condições precárias, impedindo a realização das atividades práticas de forma plena, comprometendo um ensino de qualidade. 

Representados pelo Centro Acadêmico João do Rio (Cajor), de Jornalismo, os alunos realizam mobilizações nas dependências da instituição para que a situação contra a falta de professores seja normalizada. A atual gestão de Miguel Sanches Neto, que preside a Reitoria, traz aos alunos situação de abandono estrutural, desinformações e déficit de assistência estudantil. 

Dito isto, exigimos da Reitoria respostas das tramitações da contratação de professores e agilidade nesse processo. Exigimos respeito ao curso, aos alunos e aos professores do Departamento de Jornalismo, junto de um pedido de desculpas pela situação que nos encontramos. Exigimos ainda que as informações sobre esse processo ocorram de forma clara e verdadeira, sem apontamentos sobre situações que já foram resolvidas anteriormente, e que não dizem respeito ao cenário que Jornalismo UEPG se encontra hoje. Solicitamos ainda respostas de imediato do Reitor Miguel Sanches Neto sobre nossas demandas e atendimento em seu gabinete, para que haja um diálogo com ações concretas.


Ponta Grossa, 28 de setembro de 2022

Coordenador Geral - Leonardo Ribeiro Duarte




Postagens mais visitadas deste blog

Calouros em Jornalismo, sejam bem vindos!

A Comissão Permanente de Seleção (CPS) da Universidade Estadual de Ponta Grossa divulgou ontem (29) a lista de aprovados no vestibular (dias dois e três) 2020 e do PSS (dia 16) realizados em maio de 2021 respectivamente. Parabéns aos calouros! Bem-vindos! (Ou não, rs). Ficou na lista de espera? Tenha paciência que logo será um jornamigo! Manual dos Calouros – Estudar na UEPG (em aulas presenciais) Bem-vindx, calourx! A universidade é diferente das escolas de ensino médio. Por isso, fizemos esse manual para ajudar vocês com possíveis dúvidas sobre o funcionamento das coisas. Esperamos que se adaptem bem e que se divirtam conosco! Mais informações você encontra no Guia do Estudante da UEPG. R.A. O Registro Acadêmico (R.A.) é equivalente ao seu nome em números. Com ele e sua senha você acessa o Acadêmico Online (Portal da UEPG) onde estão suas notas, faltas, documentos, entre outras coisas relevantes para sua passagem pela universidade. É importante que você decore e/ou tenha sempre em m

CAJOR anuncia nova contratação

CAJOR antecipa atividades, e inicia o ano com novo membro no grupo Após o período letivo do ano de 2013, a secretária geral, Maria Luísa Cerri, apresentou o pedido de afastamento cargo, deixando uma vaga na equipe do centro acadêmico. O já participante das atividades e eventos do CAJOR, André Jonsson, foi convidado para integrar o novo elenco de 2014. G rafiteiro, ilustrador, fotógrafo, jornalista, são alguns dos vários talentos que nosso novo membro possui. Modesto Jonsson não esconde sua fé: "Acima de tudo sou cristão". Conseguimos uma entrevista exclusiva com o André Jonsson, onde ele contou mais sobre as expectativas para as atividades do CAJOR neste ano. Confira! Jonsson ficou conhecido pelos bordões "grandes percas" e "sempre gastando". Cajor – Qual foi a sensação na hora em que recebeu o convite para integrar a equipe do CAJOR? Resposta: Fiquei surpreso e feliz. A gestão atual do CAJOR é participativa e se mobiliza quando neces

Oficina de stencil incentiva forma de expressação artística

 Alunos de jornalismo participam de atividade cultural nesta segunda-feira Iniciativa do Centro Acadêmico João do Rio (Cajor) traz oficina de Stencil aos estudantes de jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) nesta segunda-feira (04/11). André Jonsson e Kelvin Vieira, ambos do 2º ano, ministraram a oficina, que contou com 13 participantes. O Cajor ofereceu tinta acrílica, cartolina e estiletes, a oficina começou às 10h e terminou as 13h30min.             André Jonsson aprendeu esta arte com seus amigos há cinco anos, faz stencil no quarto, na rua e nas paredes internas do Cajor. A última, com stencil de algumas personalidades do curso de jornalismo trouxe a curiosidade dos estudantes, que perguntavam como era feito. “Comecei a tirar fotos das pessoas, vetorizar (procedimento de edição de imagem) , fazer os stencil na parede e as pessoas ficavam curiosas.” diz Jonsson. altos stencil colados               O conhecimento dos softwares de edição de imagem,