Pular para o conteúdo principal

Nota de repúdio contra as práticas de racismo, nazismo e homofobia na Universidade Estadual de Ponta Grossa

Recentemente, foi noticiado no portal Plural.Jor trocas de mensagens que apresentam cunho racista, nazista e homofóbico, em um grupo no WhatsApp de acadêmicos do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). 

O Centro Acadêmico João do Rio (Cajor), do curso de Jornalismo da UEPG, repudia todo tipo de prática que humilhe a dignidade humana e que propague o racismo, a homofobia, o nazismo e facismo. O  Cajor, bem como os alunos de Jornalismo, se solidarizam com aqueles que se sentiram atingidos por tais atos ignorantes e se colocam à disposição para colaborar com ações sociais e movimentos estudantis, a fim de coibir essas práticas.

No momento, a denúncia corre sob investigação no Ministério Público do estado do Paraná (MP-PR). Assim, cobramos da Reitoria para que haja a expulsão dos envolvidos, e não apenas o afastamento dos mesmos. Uma vez que, segundo o Estatuto e Regimento Geral da UEPG, de 2018, a instituição possui autonomia para tal ato.  

Cobramos da Coordenação, do Colegiado e do Centro Acadêmico de Agronomia para que medidas necessárias sejam adotadas dentro do curso, evitando que situações como esta voltem a ocorrer.

As políticas públicas raciais, LGBTQIA+ e deficientes no ensino superior, não devem seguir apenas em cotas, mas em projetos de extensão, pesquisa e disciplinas de toda a universidade. 


22 de setembro de 2022

Centro Acadêmico João do Rio


ATOS PROGRAMADOS

23/09 (sexta) - Ato "Batucada antirracista e antinazista: expulsão já!"

Horário: 11h

Local: Restaurante Universitário UEPG Campus Uvaranas


26/09 (segunda) - Ato "Reitoria expulsa já! racistas e nazistas não passarão"

Horário: 17h

Local: Praça Santos Andrade UEPG Campus Centro


27/09 (terça) - Ato "Racistas e nazistas não passarão!"

Horário: 18h

Local: UEPG Campus Uvaranas Prédio da Reitoria

Postagens mais visitadas deste blog

Calouros em Jornalismo, sejam bem vindos!

A Comissão Permanente de Seleção (CPS) da Universidade Estadual de Ponta Grossa divulgou ontem (29) a lista de aprovados no vestibular (dias dois e três) 2020 e do PSS (dia 16) realizados em maio de 2021 respectivamente. Parabéns aos calouros! Bem-vindos! (Ou não, rs). Ficou na lista de espera? Tenha paciência que logo será um jornamigo! Manual dos Calouros – Estudar na UEPG (em aulas presenciais) Bem-vindx, calourx! A universidade é diferente das escolas de ensino médio. Por isso, fizemos esse manual para ajudar vocês com possíveis dúvidas sobre o funcionamento das coisas. Esperamos que se adaptem bem e que se divirtam conosco! Mais informações você encontra no Guia do Estudante da UEPG. R.A. O Registro Acadêmico (R.A.) é equivalente ao seu nome em números. Com ele e sua senha você acessa o Acadêmico Online (Portal da UEPG) onde estão suas notas, faltas, documentos, entre outras coisas relevantes para sua passagem pela universidade. É importante que você decore e/ou tenha sempre em m

CAJOR anuncia nova contratação

CAJOR antecipa atividades, e inicia o ano com novo membro no grupo Após o período letivo do ano de 2013, a secretária geral, Maria Luísa Cerri, apresentou o pedido de afastamento cargo, deixando uma vaga na equipe do centro acadêmico. O já participante das atividades e eventos do CAJOR, André Jonsson, foi convidado para integrar o novo elenco de 2014. G rafiteiro, ilustrador, fotógrafo, jornalista, são alguns dos vários talentos que nosso novo membro possui. Modesto Jonsson não esconde sua fé: "Acima de tudo sou cristão". Conseguimos uma entrevista exclusiva com o André Jonsson, onde ele contou mais sobre as expectativas para as atividades do CAJOR neste ano. Confira! Jonsson ficou conhecido pelos bordões "grandes percas" e "sempre gastando". Cajor – Qual foi a sensação na hora em que recebeu o convite para integrar a equipe do CAJOR? Resposta: Fiquei surpreso e feliz. A gestão atual do CAJOR é participativa e se mobiliza quando neces

Oficina de stencil incentiva forma de expressação artística

 Alunos de jornalismo participam de atividade cultural nesta segunda-feira Iniciativa do Centro Acadêmico João do Rio (Cajor) traz oficina de Stencil aos estudantes de jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) nesta segunda-feira (04/11). André Jonsson e Kelvin Vieira, ambos do 2º ano, ministraram a oficina, que contou com 13 participantes. O Cajor ofereceu tinta acrílica, cartolina e estiletes, a oficina começou às 10h e terminou as 13h30min.             André Jonsson aprendeu esta arte com seus amigos há cinco anos, faz stencil no quarto, na rua e nas paredes internas do Cajor. A última, com stencil de algumas personalidades do curso de jornalismo trouxe a curiosidade dos estudantes, que perguntavam como era feito. “Comecei a tirar fotos das pessoas, vetorizar (procedimento de edição de imagem) , fazer os stencil na parede e as pessoas ficavam curiosas.” diz Jonsson. altos stencil colados               O conhecimento dos softwares de edição de imagem,