Nota de repúdio contra as práticas de racismo, nazismo e homofobia na Universidade Estadual de Ponta Grossa
Recentemente, foi noticiado no portal Plural.Jor trocas de mensagens que apresentam cunho racista, nazista e homofóbico, em um grupo no WhatsApp de acadêmicos do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
O Centro Acadêmico João do Rio (Cajor), do curso de Jornalismo da UEPG, repudia todo tipo de prática que humilhe a dignidade humana e que propague o racismo, a homofobia, o nazismo e facismo. O Cajor, bem como os alunos de Jornalismo, se solidarizam com aqueles que se sentiram atingidos por tais atos ignorantes e se colocam à disposição para colaborar com ações sociais e movimentos estudantis, a fim de coibir essas práticas.
No momento, a denúncia corre sob investigação no Ministério Público do estado do Paraná (MP-PR). Assim, cobramos da Reitoria para que haja a expulsão dos envolvidos, e não apenas o afastamento dos mesmos. Uma vez que, segundo o Estatuto e Regimento Geral da UEPG, de 2018, a instituição possui autonomia para tal ato.
Cobramos da Coordenação, do Colegiado e do Centro Acadêmico de Agronomia para que medidas necessárias sejam adotadas dentro do curso, evitando que situações como esta voltem a ocorrer.
As políticas públicas raciais, LGBTQIA+ e deficientes no ensino superior, não devem seguir apenas em cotas, mas em projetos de extensão, pesquisa e disciplinas de toda a universidade.
22 de setembro de 2022
Centro Acadêmico João do Rio
ATOS PROGRAMADOS
23/09 (sexta) - Ato "Batucada antirracista e antinazista: expulsão já!"
Horário: 11h
Local: Restaurante Universitário UEPG Campus Uvaranas
26/09 (segunda) - Ato "Reitoria expulsa já! racistas e nazistas não passarão"
Horário: 17h
Local: Praça Santos Andrade UEPG Campus Centro
27/09 (terça) - Ato "Racistas e nazistas não passarão!"
Horário: 18h
Local: UEPG Campus Uvaranas Prédio da Reitoria