Pular para o conteúdo principal

NOTA: Vitória do Movimento Estudantil dos Discentes do Curso de Jornalismo da UEPG

Na manhã desta terça-feira (04/10), o Centro Acadêmico João do Rio (Cajor) recebeu informação por meio da coordenação do Departamento de Jornalismo (Dejor) que a reitoria autorizou a contratação de quatro professores colaboradores para o curso de Jornalismo. Na segunda-feira (03/10), o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) esteve em Curitiba para negociar a contratação dos professores com o Governo do Estado. A ação da Reitoria é em resposta ao Movimento Estudantil dos Discentes do Curso de Jornalismo da UEPG realizado na quinta-feira (29/09). No ato, os estudantes se reuniram no prédio da Reitoria pedindo a imediata contratação dos professores, exigindo educação de qualidade, o direito de se formar e respeito ao nosso curso. Se não fosse pelas mobilizações que permaneceram no dia seguinte, a resposta poderia ser ainda mais demorada.

Foram várias as falhas comunicacionais da gestão, visto não informarem de forma correta em quais trâmites estava o processo de contratação dos professores colaboradores. Durante mais de três meses, as respostas enviadas eram de que a Lei Eleitoral impedia essa contratação. Porém, como bem vimos,  foi de má vontade da gestão em realizar todo o processo burocrático de forma ágil, afetando o curso de forma a ficarmos com 13 disciplinas sem professores, com um terço da carga horária prejudicada e com 62h das 181h semanais da graduação sem aulas. Levando em conta o dia em que os estudantes estiveram reunidos na reitoria até o presente momento da publicação desta nota, se passaram três dias úteis, concluindo que o movimento estudantil teve grande importância para fazer com que a gestão cumprisse seu papel.

O Cajor ainda manifesta o pedido de respeito por parte da Reitoria  com o curso de Jornalismo, relembrando a nota publicada para a imprensa a respeito da falta de professores no departamento. No texto, de cunho maldoso, foi mencionado que o Dejor não manifestou interesse no processo seletivo em fevereiro, visto que até então o corpo docente se encontrava 100% preenchido. Mencionar o afastamento de uma das professoras para o pós-doutorado mostra total desconhecimento sobre o caso, uma vez que toda a carga horária já estava sendo remanejada desde o início do ano letivo de 2022 para outros professores da graduação e pós-graduação.

Parabenizamos aos alunos pelo grande movimento e barulho pelo pedido de direitos mínimos: ter professor, ter aula e ter o direito de se formar. Agradecemos aos centros acadêmicos, diretórios acadêmicos, comunidade acadêmica e professores pelo apoio nessa causa. Lembramos que esse não é o fim das exigências, pois as estruturas de nosso departamento se encontram em total insalubridade: sem janelas, sem ventilação de ar, com mofo e ultrapassada. Os equipamentos laboratoriais encontram-se defasados: computadores e teclados que não funcionam, além da falta dos mesmos nos laboratórios de radiojornalismo, telejornalismo e redação, câmeras fotográficas antigas do ano de 2010, câmeras filmadoras insuficientes, tripés frágeis, escassa quantidade de mouses, falta de acesso à internet nos equipamentos, inexistência de softwares que acompanhem o mercado atual, entre demais demandas que mostram o total abandono do nosso curso. Continuamos a persistir e resistir por uma educação de qualidade que é um direito de todos!  


Ponta Grossa, 04 de outubro de 2022

Coordenador Geral - Leonardo Ribeiro Duarte

Postagens mais visitadas deste blog

Calouros em Jornalismo, sejam bem vindos!

A Comissão Permanente de Seleção (CPS) da Universidade Estadual de Ponta Grossa divulgou ontem (29) a lista de aprovados no vestibular (dias dois e três) 2020 e do PSS (dia 16) realizados em maio de 2021 respectivamente. Parabéns aos calouros! Bem-vindos! (Ou não, rs). Ficou na lista de espera? Tenha paciência que logo será um jornamigo! Manual dos Calouros – Estudar na UEPG (em aulas presenciais) Bem-vindx, calourx! A universidade é diferente das escolas de ensino médio. Por isso, fizemos esse manual para ajudar vocês com possíveis dúvidas sobre o funcionamento das coisas. Esperamos que se adaptem bem e que se divirtam conosco! Mais informações você encontra no Guia do Estudante da UEPG. R.A. O Registro Acadêmico (R.A.) é equivalente ao seu nome em números. Com ele e sua senha você acessa o Acadêmico Online (Portal da UEPG) onde estão suas notas, faltas, documentos, entre outras coisas relevantes para sua passagem pela universidade. É importante que você decore e/ou tenha sempre em m...

Participe dos Concursos Culturais na Semana de Comunicação

Como parte das atividades culturais da XXII Semana de Estudos em Comunicação, o Centro Acadêmico João do Rio promove os Concursos Culturais, onde qualquer estudante de Jornalismo pode participar. As inscrições para os concursos têm início no dia 21 de agosto e vão até o dia 27 de agosto (próxima terça-feira). Os materiais para os Concursos Culturais devem ser enviados pela internet até às 23h59 do dia 27 de agosto para o e-mail do cajor: cajoronline@gmail.com. Para se inscrever, os estudantes devem fazer o pagamento de R$ 5,00 para participar de quantas categorias quiser. O pagamento deve ser feito aos membros do CAJOR até o dia 27 de agosto, ou mesmo diretamente nos dois primeiros dias (26 e 27) na Rádio Resistência no pátio do Dejor. As categorias são: Reportagem (áudio, texto, vídeo). Tema: Livre Fotografia. Tema: Cultura em Ponta Grossa Crônica. Tema: Cultura em Ponta Grossa Crítica. Tema: Livre Confira o REGULAMENTO COMPLETO . Participe! Boa Sorte!

Nota de repúdio às prisões de manifestantes

A Liberdade de expressão; à direita O aluno de Licenciatura em História da UEPG é detido e demitido de estágio na Prefeitura de PG por manifesto durante cerimônia na Câmara Municipal. A repressão política e de liberdade de expressão ocorreu na manhã do dia 19/05, onde Wagner Souza e outros sete estudantes da Universidade Estadual de Ponta Grossa receberam o Governador com gritos de “Fora Richa”. Sobre o fundo musical do momento: “Fora PT”; a Guarda Municipal não deixa a desejar como Aparelho Ideológico do Estado e prontamente retira, com uso da força, os estudantes que criticavam os recorrentes cortes no custeio das Universidades.  No dia 20, três manifestantes também foram pressos em visita de Richa à Maringa. Eles tentavam entrar no local onde o Governador faria anúncios, mas foram detidos por " provocar tumulto ao portar-se de modo inconveniente ou desrespeitoso em solenidade ou ato oficial", como traz a apuração do portal G1 . Segundo Wagner, os alunos...